Governo liberou R$ 20 bilhões em saques do FGTS
Felipe Moreno
Governo liberou R$ 20 bilhões em saques do FGTS

O primeiro dia do saque extraordinário do FGTS, quarta-feira, foi marcado por problemas: trabalhadores tiveram dificuldade de acessar os aplicativos da Caixa e ter atendimento presencial nas agências. Ontem, começou a ser liberado o resgate de até R$ 1.000 da conta do fundo para 3,9 milhões de pessoas nascidas em janeiro.

Tanto o aplicativo quanto o site do serviço apresentam instabilidade, demoram a carregar ou direcionam os usuários para uma “sala de espera virtual”, com um horário previsto de atendimento. Nas redes sociais, foram diversas publicações relatando lentidão nas plataformas. Veja abaixo como resolver as principais dificuldades.

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O aplicativo Caixa Tem — que concentra as contas bancárias abertas em nome dos trabalhadores que receberão o dinheiro — também operou com alguma lentidão.

"O aplicativo caiu umas três vezes, e o site, também. Eu finalizava o pedido e, de repente, a tela sumia. É um processo bem demorado e deveria ser muito simples", reclama a designer Fernanda Oliveira, de 27 anos.

A jornalista Samantha Milan ficou duas horas na fila na agência da Caixa na Penha, Zona Norte do Rio para tentar corrigir uma informação errada no cadastro do FGTS:

"Tinha um telefone e um e-mail que não eram meus cadastrados no Caixa Tem. Muitas pessoas estavam com o mesmo problema. Esperei bastante."

Ainda na noite de terça-feira, véspera do início do saque, já havia reclamações em redes sociais sobre a instabilidade no sistema.

A Caixa Econômica informou que os aplicativos Caixa Tem e App FGTS estavam operando normalmente ontem. O banco diz que o início do período do saque extraordinário provocou um aumento na consulta aos serviços relacionados ao fundo nos últimos dias, mas afirmou que esse movimento não comprometeu o funcionamento dos aplicativos. Ontem, no app FGTS, mais de 3,32 milhões de usuários realizaram consultas.

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Ainda de acordo com o banco, nos momentos de maior volume de acessos (picos), o usuário pode ser direcionado para uma fila de espera momentânea, com o objetivo de garantir o acesso aos serviços. Pelo App FGTS, os trabalhadores com direito ao saque podem consultar a data prevista para pagamento e o valor que será creditado, além de realizar alterações no cadastro para criação de Conta Poupança Social Digital. Também pelo fgts.caixa.gov.br é possível consultar se o trabalhador tem direito ao saque, assim como a data de crédito na Conta Poupança Social Digital.

Tire suas dúvidas sobre problemas no acesso

Entro no app do FGTS e aparece uma "sala de espera virtual". O que fazer?

Aguarde. A Caixa informou que, em momentos de maior volume de acessos, o usuário pode ser direcionado para uma fila de espera momentânea nos aplicativos Caixa Tem e FGTS, e que isso acontece para garantir o acesso.

Como atualizo meu cadastro? Preciso ir até uma agência?

Não. A atualização é feita toda pelo celular e só leva sete minutos. Entre no aplicativo Caixa Tem e clique na conversa “Atualize seu Cadastro”. Basicamente você vai precisar informar seu endereço, sua profissão, sua renda e seu patrimônio, se tiver. Em seguida, é só tirar uma foto do seu documento de identificação (RG ou CNH) e uma foto sua (estilo selfie) com o documento de identidade na mão. Pronto! Lembre-se: as fotos precisam estar nítidas, o documento deve estar legível e aparecer por inteiro na foto.

O celular e/ou e-mail cadastrado no meu CPF não é meu. O que fazer?

Para resolver, é preciso pedir a alteração no cadastro presencialmente em uma agência da Caixa. No processo, é importante levar um documento de identificação.

​Informei o CPF na tela inicial e aparece a mensagem “Verifique sua solicitação”, direcionando para consultar meu FGTS. O que devo fazer?

Nesse caso, é necessário consultar a situação do seu benefício nos aplicativos ou sites indicados na página inicial. A situação “Aprovado” no site deve indicar o uso do Caixa Tem para que você consiga acessar. É importante verificar também a data em que o crédito vai estar disponível no Caixa Tem para movimentação.

Coloco o CPF para acessar o app Caixa Tem e quando clico em “Entrar” aparece a mensagem para procurar uma agência da Caixa. O que devo fazer?

Isso acontece quando são identificados problemas no cadastro realizado para acesso ao Caixa Tem. Para resolver, é preciso ir até uma agência da Caixa, com um documento de identificação para regularização do cadastro.

Enviei meus documentos e o acesso não foi liberado. O que devo fazer?

O prazo médio para liberar o acesso ao Caixa Tem é de até 48 horas. Quem ainda não conseguiu acessar pode se dirigir a uma agência com seu documento de identificação e pedir para autorizar o dispositivo.

Fonte: Caixa Econômica

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