Operadoras de telecom devem bloquear ligações de robôs, diz Anatel
FreePik
Operadoras de telecom devem bloquear ligações de robôs, diz Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já decidiu que vai determinar que as operadoras de telefonia possam realizar o bloqueio das ligações feitas por robô, as chamadas robocalls, que tiram o sossego dos usuários do setor. Segundo fontes, o que a agência ainda analisa é qual a melhor forma de estabelecer essa regra: se seria uma medida cautelar ou outro instrumento de regulação.

Levantamento feito pelas operadoras de telecomunicações identificou que 20 números de telefone, operados por robôs realizaram nada menos do que 61,7 milhões de chamadas em um único mês, sendo mais da metade com duração inferior a três segundos.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia 

Essas ligações inconvenientes, que são derrubadas assim que o consumidor atende, servem para a formação de um cadastro potencial de telemarketing. O sistema entende que quem atende  a chamada estaria a princípio disposto a receber oferta de produtos e serviços pelo telefone.

O mapeamento feito pelas operadoras mostra que apenas um robô é capaz de fazer mais de três milhões de chamadas em um mês.

Leia Também

A iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla da Anatel para reduzir o telemarketing abusivo, que registrou uma alta expressiva durante a pandemia.

O programa foi iniciado há um mês com a entrada em vigor da nova norma que determina a identificação de chamadas de telemarketing feitas a partir de celular com o prefixo 0303. A identificação de ligações feitas a partir de números fixos com o prefixo está marcada para junho.

Para marcar os 30 dias da entrada em vigor da primeira etapa de identificação de chamadas para oferta de produtos e serviços, a Anatel vai colocar hoje no ar uma página on-line sobre o 0303. Na home o usuário poderá conferir quais são as 450 empresas que já reservaram um prefixo para a oferta de serviços, assim como quais os aparelhos celulares que permitem o bloqueio de chamadas indesejadas.

Segundo fontes, nenhum sistema permite, por enquanto, o bloqueio total do prefixo, apenas as chamadas individuais. No entanto, como cada empresa terá um único número 0303 para operar telemarketing, ao bloqueá-lo o consumidor estará suspendendo toda oferta feita por aquela companhia, o que tornará o bloqueio mais eficaz, pois hoje é possível receber uma chamada da mesma empresa de outro número.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!