Governador da Bahia, Rui Costa
Paula Fróes/ GOVBA
Governador da Bahia, Rui Costa

José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil de Lula, ao contrário do ex-presidente, tem conversado com interlocutores do mercado financeiro sobre um eventual governo do PT. Perguntado sobre o nome que assumiria o Ministério da Economia, Dirceu aposta no governador da Bahia, Rui Costa. A informação é da colunista do GLOBO, Malu Gaspar. 

Em reuniões com pedidos de sigilo, com integrantes do Guide e da XP, por exemplo, Dirceu diz que o ministro da Economia de um eventual governo Lula seria um político, muito provavelmente um ex-governador nordestino.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia 

Costa também é citado pelo senador Jaques Wagner, da Bahia, e pelo deputado José Guimarães, do Ceará, pelo ajuste fiscal que ele fez no governo baiano.

Dirceu também afirma que os nomes ligados ao PT, como Guido Mântega e Alísio Mercadante, estão velhos ou com problemas na Justiça. Economistas da Unicamp não teriam espaço num próximo governo Lula porque Lula não confia neles.  

Dirceu diz que será o fim de políticas como teto de gastos (regra que impede o crescimento das despesas da União acima da inflação) ou a regra de ouro (que proíbe o governo de se endividar para pagar gastos correntes, como salários).

Leia Também

Com indicadores de inflação, desemprego e crescimento preocupantes após quase 6 anos de política neoliberal, Lula aposta em desfazer medidas adotadas após o governo Dilma Rousseff . Entre as propostas estão:

  • Revogação da reforma trabalhista;
  • Anular privatizações;
  • Reversão da política de preços da Petrobras;
  • Revisão do teto de gastos. 

Outra mudança seria a volta do "super ministério da Economia" à divisão entre Fazenda e Planejamento. O cargo ocupado por Costa seria o de ministro da Fazenda. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!