Jet ski sofrerá redução no IPI
Alan Santos/PR - 5.6.19
Jet ski sofrerá redução no IPI

O governo deve fazer novo ajuste no decreto que reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25%  para ampliar o benefício a  picapes e veículos importados.  O novo texto deve beneficiar inclusive os veículos feitos no exterior que estão nos pátios das revendedoras pelo país. 

Não é a primeira vez que o governo da incentivos fiscais a veículos e produtos considerados de luxo neste mês. No dia 3 de março, o governo decidiu zerar o Imposto de Importação de jet-ski, balões e dirigíveis, sob o argumento que a medida incentivaria o turismo.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia 

Desta vez, o objetivo é que revendedoras e concessionárias também sejam autorizadas a realizar a chamada “devolução ficta” de automóveis em estoque para fins de registro fiscal e contábil dos produtores e distribuidores.

Com isso, os segmentos beneficiados poderão emitir nota fiscal com valor de IPI reduzido sem devolver fisicamente o veículo à montadora.

Leia Também

O decreto original que cortou o IPI de forma linear em 25% para os demais produtos foi editado em 25 de fevereiro. O texto não alcançava os estoques existentes nas revendedoras e concessionárias. Em 08 de março, o governo editou novo decreto fazendo o ajuste, mas deixou de fora picapes e carros importados.

Segundo um auxiliar do ministro da Economia, Paulo Guedes, a inclusão dessa categoria no benefício já estaria decidida.

De acordo com estimativas do governo, o corte no IPI vai reduzir a arrecadação em cerca de R$ 20 bilhões em 2022, metade disso impactando o caixa de estados e municípios. A equipe econômica tem aproveitado a receita extra com impostos para desonerar alguns setores da economia.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!