Imposto de Renda 2022: qual a melhor hora para entregar a declaração?
Fernanda Capelli
Imposto de Renda 2022: qual a melhor hora para entregar a declaração?

Desde a última segunda-feira (7),  os contribuintes já podem entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. O prazo neste ano segue até 8 de abril, mas alguns brasileiros costumam deixar para fazer a entrega nos últimos dias.

Segundo o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil Richard Domingos, a recomendação é preparar a declaração com bastante antecedência, enquanto a entrega depende de cada caso. A partir da declaração pronta, é possível analisar a melhor data para entrega.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

"Os contribuintes confundem elaborar a declaração de IRPF 2022 com a entrega do documento. É importante que se saiba que pode estar com o documento totalmente preparado e, mesmo assim, planejar a melhor data de entrega, que dependerá de variáveis como: situação financeira, se terá restituição ou se terá que pagar impostos ao governo, dentre outras questões".

Leia Também

Domingos alerta: "o ideal é já ter a declaração preparada o quanto antes. Caso contrário, poderá enfrentar diversos problemas, como falta de documentos ou falta de tempo para analisar as opções".

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a possibilidade de congestionamento no sistema nas últimas horas de entrega. Por mais que a Receita Federal venha se aprimorando, é preciso tomar alguns cuidados. Mesmo que deixe para os últimos dias, o ideal é evitar o limite do prazo.

O diretor da Confirp detalhou quando é vantajoso entregar rapidamente a declaração do IRPF e quando é interessante "deixar para a última hora":

Vantagens de entregar antes:

  • Quem possui imposto a restituir receberá logo nos primeiros lotes;
  • Se livra do compromisso e do risco de perda do prazo;
  • Possui mais tempo para ajustes da declaração e para buscar documentos perdidos ou extraviados;
  • Possui mais tempo para conferir a declaração para entrega dos documentos sem omissões ou erros.

Vantagens em entregar nos últimos dias:

  • Quem possui imposto a restituir e não está necessitando de recursos financeiros poderá receber nos últimos lotes e, assim, gerar uma correção monetária muito maior que a maioria das aplicações financeiras pagariam, e detalhe: sem incidência de Imposto de Renda sobre o rendimento obtido;
  • Quem tem que pagar novos valores de impostos terá mais tempo para se planejar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!