Projeto que altera ICMS de combustíveis será votado nesta quarta-feira
Reprodução: ACidade ON
Projeto que altera ICMS de combustíveis será votado nesta quarta-feira

Na queda-de-braço com o governo federal, os governadores vão intensificar a articulação no Senado para barrar a votação do projeto de lei complementar (PLP 11), que mexe nas alíquotas do ICMS dos combustíveis, visando reduzir o preços dos produtos nas bombas, a custa de menor arrecadação estadual. A estratégia dos governos locais é tentar aprovar apenas o projeto 1472, também no Senado, que cria uma espécie de fundo para equilibrar os preços em momentos de forte flutuação na cotação internacional do petróleo, abastecido por dividendos e outras participações pagas à União. As duas propostas estão na pauta de votação do Senado dessa quarta-feira (9).

"A nossa estratégia é aprovar apenas o PL 1472 porque ele resolve o problema ao atacar a causa", disse Décio Padilha, que é secretário estadual de fazenda de Pernambuco e foi eleito para a presidência do Comsefaz nesta terça-feira.

Novo presidente do Comitê Nacional de Secretários Estaduais de Fazenda (Comsefaz), Padilha afirmou que a entidade está fazendo contato com todos os senadores por telefone e redes sociais contra o PLP 11 e a favor do projeto do fundo de estabilização do preço. Ele afirmou ainda que que aguarda uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para falar sobre o assunto.

Segundo Padilha, o PLP 11, além e não resolver o problema, na visão dos estados, traz transtorno aos governos locais ao propor uma alíquota única para os combustíveis e mudar a sistemática do ICMS, que passaria a ser um valor fixo por litro e não mais um percentual sobre o preço cobrado nas bombas, como é atualmente.


Leia Também

Quer ficar bem informado sobre tudo que acontece na economia do Brasil e do Mundo? Acompanhe o  canal do Brasil Econômico no Telegram

Seria um debate muito difícil no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), onde as resoluções precisam ser aprovadas por unanimidade, explicou. As alíquotas são diferenciadas por estado e ao fixar um único percentual, alguns perdem e outros ganham.  Além disso, há dúvidas se é possível mudar a sistemática de cobrança do ICMS por projeto de lei. 

Segundo ele, o resultado da votação vai influenciar a decisão dos governadores de prorrogar ou não o congelamento do ICMS sobre os combustíveis, previsto para acabar em 31 de março. O assunto será discutido formalmente em torno do dia 20, quando haverá uma reunião do Fórum de Governadores, disse Wellington Dias (PT-PI).  O congelamento foi resultado da pressão do Congresso para segurar a alta dos preços. O congelamento, em vigor desde outubro, tem validade até 31 de março.

Para esvaziar o PLP 11, auxiliares dos governadores cogitam de forma reservada propor o congelamento do ICMS até o fim do ano. A medida seria suspensa, caso a crise do petróleo, detonada pela guerra entre Rússia e Ucrânia, tenha fim.

Contudo, não há consenso porque há um entendimento de que os preços continuarão em disparada e por isso, o congelamento também não seria solução. Além disso, o assunto está politizado. Os governadores insistem na reforma tributária, também em tramitação no Senado para resolver o problema do ICMS.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!