No quarto dia de confronto, efeitos da Guerra entre Rússia e Ucrânia já podem ser percebidos na economia local. No lado de moscou, mesmo controlando os meios de comunicação, o Kremlin não consegue esconder a insatisfação com a elevação dos preços provocados pela alta nas commodities.
O país está prestes a ser excluído do sistema SWIFT , principal meio de transacionar dinheiro pelo globo, companhias aéreas cancelaram voos para a Europa e o banco central notou aumento da demanda por dinheiro em 58 vezes, informa o New York Times.
O país terá que lidar com maior fuga de capitais e, por consequência, crescimento mais lento. Investidores temem colocar dinheiro no país em guerra e agências de classificação de crédito, como a S&P, rebaixam a Rússia para o status de “lixo”.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia
Por mais que os impactos econômicos fossem inevitáveis, a rapidez com que eles foram sentidos surpreendeu os russos. O Petróleo subiu 8% no dia na invasão e a Bolsa de Moscou registrou queda superior a 30%.
Leia Também
Leia Também
A moeda também foi desvalorizada. O rublo, que foi negociado a cerca de 84 rublos no sábado, em comparação com 74 algumas semanas atrás. Isso faz com que todos os produtos importados pelo país fiquem mais caros.