A Receita Federal divulgou nesta quinta-feira (24) as regras para declaração do Imposto de Renda de 2022. A apresentação da declaração do IR 2022, ano-base 2021, começa no dia 7 de março, uma segunda-feira.O prazo se estende até o dia 29 de abril. E o primeiro lote de restituição será pago em 31 de maio.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram
e fique por dentro de todas as notícias do dia
Uma novidade deste ano é que a restituição do imposto pago a mais pelo contribuinte poderá ser feita via Pix, o serviço de pagamento instantâneo do Banco Central. Só será aceito, porém, a chave cadastrada com o CPF.
Também será possível pagar o Darf — no caso de quem deve imposto — via Pix.
Para a Receita, isso vai facilitar o pagamento da restituição ao cidadão; reduzir a necessidade de reagendamento em razão de contas inválidas; facilitar a alteração de conta para crédito da restituição; e aumentar a segurança.
Leia Também
A Receita informou que espera receber 34,1 milhões de declarações, número próximo ao que foi recebido no ano passado. No ano passado, a Fisco recebeu 34,1 milhões de declarações.
Após dois anos de prazo ampliado, por conta da pandemia da Covid-19, o Imposto de Renda em 2022 terá de volta seu calendário tradicional de entrega, do início de março até o fim de abril. Em 2020, o prazo terminou em junho e, no ano passado, em maio.
Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições, se tiverem direito a ela.
Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.
Confira o cronograma das restituições
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 30 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.