Imposto de Renda 2022: restituição poderá ser via Pix
Redação 1Bilhão Educação Financeira
Imposto de Renda 2022: restituição poderá ser via Pix

A Receita Federal divulgou nesta quinta-feira (24)  as regras para declaração do Imposto de Renda de 2022. A apresentação da declaração do IR 2022, ano-base 2021, começa no dia 7 de março, uma segunda-feira.O prazo se estende até o dia 29 de abril. E o primeiro lote de restituição será pago em 31 de maio.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Uma novidade deste ano é que a restituição do imposto pago a mais pelo contribuinte poderá ser feita via Pix, o serviço de pagamento instantâneo do Banco Central. Só será aceito, porém, a chave cadastrada com o CPF.

Também será possível pagar o Darf — no caso de quem deve imposto — via Pix.

Para a Receita, isso vai facilitar o pagamento da restituição ao cidadão; reduzir a necessidade de reagendamento em razão de contas inválidas; facilitar a alteração de conta para crédito da restituição; e aumentar a segurança.

Leia Também

A Receita informou que espera receber 34,1 milhões de declarações, número próximo ao que foi recebido no ano passado. No ano passado, a Fisco recebeu 34,1 milhões de declarações.

Após dois anos de prazo ampliado, por conta da pandemia da Covid-19, o Imposto de Renda em 2022 terá de volta seu calendário tradicional de entrega, do início de março até o fim de abril. Em 2020, o prazo terminou em junho e, no ano passado, em maio.

Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições, se tiverem direito a ela.

Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.

Confira o cronograma das restituições

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 30 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!