Sede da Amil
Divulgação
Sede da Amil

Amil e APS apresentaram ontem um plano em prol da carteira de beneficiários de planos individuais e familiares da operadora, atendendo à solicitação feita ontem pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) feita em reunião com as empresas realizada na última semana. A demanda do regulador veio na sequência do salto em reclamações de usuários em razão do descredenciamento de clínicas e laboratórios pela empresa de saúde. 

Entre as medidas apresentadas pela Amil estão a redução do tempo para autorização de cirurgias eletivas e a retirada temporária da exigência de autorização prévia para liberação dos exames laboratoriais.

No início de janeiro, a agência autorizou a transferência dos planos individuais e familiares da carteira da Amil em Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná para a APS, que pertence também o UnitedHealth Group, dono da Amil. Este mês, um grupo formado por Fiord Capital, Seferin & Coelho e Henning Von Koss fechou um acordo com a Amil para assumir o controle da APS. 

Como a solicitação formal para a transferência de controle da APS aos novos sócios não havia sido enviada ao regulador, a agência suspendeu a operação.

Os novos controladores da APS planejam dobrar a carteira da operadora hoje de 330 mil beneficiários num período de dois anos, perseguindo a meta de transformar a empresa em líder nesse segmento no país. A transação teria aporte de R$ 2,4 bilhões da Amil, incluindo ainda a transferência de quatro hospitais.

A documentação sobre a transferência do controle da APS foi enviada à ANS no fim da última semana e está em análise.

Número preocupante de reclamações

Paulo Rebello, presidente do órgão regulador, vem afirmando que o número de reclamações de beneficiários da Amil nesses planos começou a subir de forma relevante desde a virada de setembro para outubro do ano passado. Agora, teria chegado a um volume preocupante. 

No encontro desta semana com a agência, a Amil apresentou ações sendo realizadas para atender os beneficiários. O tempo de autorização para cirurgias eletivas com o uso de órtese, prótese e material especial (OPME) foi reduzido para 15 dias corridos, enquanto o para procedimentos sem OPME caiu para até cinco dias consecutivos.

Leia Também

Foi criada uma célula para contato antecipado para todos os casos que receberam negativas de rede credenciada, para orientar o usuário e garantir que a demanda seja atendida por um prestador credenciado ou eventual, mantendo os prazos previstos na regulação. Já as centrais de atendimento têm novo fluxo para assegurar a resolução imediata das demandas do beneficiário ainda ao telefone.

Por fim, a exigência prévia de liberação para exames laboratoriais está temporariamente suspensa. E os beneficiários serão redirecionados automaticamente do portal da APS para o da Amil. 

Dentre os próximos passos planejados pela Amil estão reforçar a comunicação com a carteira de beneficiários transferida para a APS por meio de e-mail marketing e pelo portal Amil; a atualização da base de 25 mil prestadores não hospitalares da APS no portal, além da reestruturação do portal da operadora que agora detém os planos individuais e familiares. 

Durante a reunião, a ANS destacou a importância de tais ações para que o beneficiário sinta segurança em todo o processo. A reguladora continuará monitorando os prazos de atendimento e a assistência conferida aos clientes.

É importante frisar que a transferência parcial da carteira da Amil foi autorizada pela ANS para os beneficiários de planos individuais e familiares da operadora residentes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Os beneficiários de planos individuais e familiares residentes em outros estados, bem como os beneficiários de planos coletivos, não foram transferidos e permanecem na Amil. 

A ANS segue monitorando a implementação das medidas e reforça que, em caso de dificuldades ou problemas no uso do plano de saúde, os usuários devem procurar a Amil. Se a questão não for resolvida, a recomendação é que uma reclamação seja registrada na agência. 

Em entrevista ao GLOBO, os candidatos a novos sócios da APS afirmam que há duas medidas em contrato para garantir a manutenção do atendimento aos beneficiários.

Uma delas é que a gestão da operação será feita pela Amil nos primeiros seis meses após a transferência do controle da operadora, podendo perdurar por outros seis meses. Em paralelo, a rede credenciada teria manutenção por cinco anos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!