Carros
Pixabay
Carros

O ano começou com queda nos emplacamentos de veículos. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os emplacamentos de veículos apresentaram retração em janeiro. Na comparação com dezembro/2021, a queda foi de 31,64%. Já em relação janeiro de 2021, a baixa foi de 15,79%. O número total de veículos emplacados no mês passado foi de 230.783, sendo o segmento de automóveis com 92.212. Em dezembro de 2021, o número total chegou a 337.604, com os veículos leves somando 156.132. Na comparação anual, o resultado total foi de 274.047, e o de veículos leves havia sido de 130.778.

Além do aumento no preços dos veículos usados e encarecimento de custos para manter um carro, a alta de juros e restrição na aprovação de crédito para compras financiadas impactaram o setor. Segundo a entidade, a taxa de aprovação dos financiamentos é de cerca de 68% das propostas.

“O resultado é conjuntural e acontece, principalmente, em função dos baixos estoques das concessionárias, em dezembro, da persistente falta de produtos – ainda provocada pela escassez de insumos e componentes e, também, devido à sazonalidade do período. Além desses fatores, a alta nas taxas de juros restringiu a aprovação de crédito para financiamentos e, também, tivemos queda na renda do consumidor, pelo aumento da inflação, em que pese tenhamos tido melhora dos níveis de emprego no país”, avalia José Maurício Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

Também as fortes chuvas, que vêm ocorrendo em várias localidades do país, assim como o aumento do contágio da Covid-19, pela variante Ômicron, têm provocado queda na passagem de loja, segundo avaliação do presidente da entidade.

Motos

O cenário de demanda por motocicletas segue positivo, para o segmento de duas rodas, mas, os baixos níveis de estoque nas concessionárias e o impacto do aumento dos juros, que tem provocado maior restrição para a concessão de crédito, nos financiamentos.

“Hoje, a aprovação de financiamento gira em torno de 37% das propostas enviadas aos bancos. As vendas estão estabilizadas em um bom nível", diz Andreta Jr.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!