Após a inscrição no programa social do Governo é necessário esperar a aprovação por parte do Ministério da Cidadania. Segundo o órgão, o processo é feito mensalmente. Se já passou do prazo e ainda não recebeu nenhum retorno, você pode usar os canais oficiais de atendimento para saber se foi aprovado, ou não, para receber o Auxílio Brasil. Continue aqui comigo e veja como.
Índice
- Como consultar usando o app Auxílio Brasil
- Como consultar usando o Caixa Tem
Como consultar usando o app Auxílio Brasil
Tempo necessário: 3 minutos.
Assim que a família é selecionada para receber o benefício, a Caixa envia uma carta comunicando a aprovação. Além disso, é possível checar essa informação pelo aplicativo Auxílio Brasil. É só seguir os passos abaixo:
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Faça o download do app
Se o seu celular for Android, vá até a Play Store; se for um iPhone (iOS) vá até à App Store. Depois busque por Auxílio Brasil, confira se o desenvolver é a Caixa Econômica Federal e clique em “Instalar”;
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Acesse o aplicativo
Abra o app e, em seguida, clique em “Acessar”;
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Escolha a forma de login
Se escolher entrar com a conta Caixa Tem, digite seu CPF, toque em “Próximo” e insira a mesma senha do app; se já tiver acesso do Caixa Trabalhador , FGTS ou Bolsa Família também pode escolher a segunda opção (Auxílio Brasil) e usar o mesmo login desses apps; se preferir, clique em “Cadastre-se”, informe seu CPF e siga as orientações das próximas telas;
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Confira o status
Logo que entrar no app, aparecerá a informação se você foi aprovado ou não para receber o Auxílio Brasil.
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Como consultar usando o Caixa Tem
Se você recebeu o Auxílio Emergencial, por exemplo, com certeza já tem o aplicativo do Caixa Tem baixado no celular. Por isso, pode ser mais fácil usar o app para ver se teve o benefício aprovado:
- Faça login no Caixa Tem
Procure pelo aplicativo no celular, clique nele e depois insira seu CPF e senha para continuar; - Faça a consulta
Role a tela até “Auxílio Brasil” e selecione a opção; na conversa com o chatbot, você saberá se foi aprovado.
Infelizmente, os aplicativos (Auxílio Brasil e Caixa Tem) só funcionam se estiverem conectados à internet. Neste caso, você pode fazer a consulta na Central de atendimento da Caixa. Basta ligar no número 111, escolher a opção Auxílio Brasil e digitar seu CPF ou número do NIS.
Confira se suas informações pessoais estão atualizadas no CadÚnico. Se ficar 4 anos sem atualização, a família é excluída do programa. Se não for o caso, procure pelo gestor do Auxílio Brasil no seu município.
Com informações: Caixa