Desde quando o governo decidiu suspender a circulação de cruzeiros no país, consumidores estão em dúvida de como conseguir o reembolso ou a remarcação das passagens. O mesmo vale para companhias aéreas e hospedagem em hotéis.
Em apenas nove dias da temporada de cruzeiros pelo país, foram detectados 798 novos casos de coronavírus. Enquanto isso, no Natal, mais de 7 mil voos
foram cancelados em todo mundo por conta da variante ômicron.
Saiba o que fazer em caso de viagem cancelada
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, em caso de troca ou cancelamento de viagem, o consumidor pode optar por:
- Trocar os gastos por crédito – ou seja, receber uma carta de crédito da empresa para que aquele valor seja usado futuramente em outra viagem;
- Devolução do dinheiro – pedir que a companhia devolva o que foi gasto, juntamente com a correção atualizada, considerando as perdas.
No caso da devolução ela precisa ser imediata e integral. No outro caso, o consumidor pode escolher a data que deseja viajar.
Se você escolheu a opção de gerar crédito, mas se arrependeu, poderá pagar multa caso deseje reaver o dinheiro. No caso dos cruzeiros, a expectativa é que retornem o funcionamento a partir do dia 21.
Reserva de hotéis
Até 31 de dezembro de 2021, hotéis, pousadas, agências de turismo e todos os atuantes desta área estavam protegidos por uma legislação que flexibilizava os cancelamentos em que as empresas poderiam decidir como a remarcação seria feita.
Isso acabou em 2022 e agora fica a critério do cliente decidir como lidar com esse assunto.
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Aéreas
Quem tem viagem marcada a partir do dia 1º de janeiro deve ficar atento a mudanças de regras para passagens aéreas , pacotes turísticos e hospedagem. Sem a extensão da Lei 14.034 — editada para atender a fase crítica da pandemia e que tem validade até esta sexta-feira, 31 de dezembro —, se desistir de uma viagem a partir do mês que vem, o consumidor terá que pagar para remarcar.
Por outro lado, se a empresa aérea cancelar o voo, é o cliente quem escolhe entre o reembolso, que volta a ser imediato, o crédito ou a remarcação da passagem.