O presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, usou as redes sociais na manhã desta quinta-feira (6) para agradecer o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo apoio à revogação da reforma trabalhista no país europeu.
Pelo Twitter , Sánchez escreveu: "Esta é uma conquista coletiva da Espanha, um compromisso do Governo e um exemplo de que, com diálogo e acordos, podemos construir um país mais justo e solidário. Obrigado, Lula, por reconhecer este novo modelo de legislação trabalhista que vai garantir os direitos de todos".
Na terça, também pelo Twitter , Lula havia afirmado que os brasileiros deveriam "acompanhar de perto" o que está acontecendo com a reforma trabalhista na Espanha. O ex-presidente comemorou o feito e chegou a afirmar que Pedro Sánchez estaria "trabalhando para recuperar direitos dos trabalhadores".
Na Espanha, a nova reforma, também chamada de "contrarreforma", revisa uma aprovada em 2012 e que teria levado a uma precarização das condições de trabalho no país. A proposta foi usada como referência para a reforma trabalhista realizada no Brasil em 2017.
Na época de sua aprovação, o parlamento espanhol pretendia reduzir a burocracia trabalhista e baratear contratações. Porém, atualmente, a taxa de desemprego atingiu 14,5% na Espanha, uma das altas da União Europeia.