Relembre tudo que aconteceu na Economia em 2021

Reformas econômicas travam em 2021, após governo escolher outras prioridades

No âmbito econômico, o ano do Congresso Nacional pode ser resumido em uma única palavra: decepção. Principais apostas do governo Jair Bolsonaro (PL), as reformas administrativa e tributária estavam previstas para sair em 2021. Mas os textos foram perdendo a atenção do Executivo e do Legislativo diante de uma sucessão de crises. Relembre!

FreePik

Eleitoreiro, auxílio de Bolsonaro deixa milhões na pobreza e gera dúvidas

De fato, 2021 ficou marcado por incertezas sobre os programas sociais. Após 16 meses, o auxílio emergencial chegou ao fim, deixando milhões de brasileiros sem nenhum benefício. Em paralelo, ainda haviam dúvidas quanto a criação de uma renda básica que substituiria o Bolsa Família, que também foi extinto em novembro.

Sophia Bernardes

E se não fosse o "fica em casa"? Será que a inflação estaria melhor?

Nos últimos meses, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem atribuído a alta da inflação — atualmente em 9,25% — ao isolamento social, chamado por ele de "fica em casa". Mas será mesmo que o cenário inflacionário no Brasil seria outro se o mundo não tivesse passado por uma pandemia?

Ansa

Mercado errou tudo o que previu para 2021. O que aconteceu com a economia?

Quem olhou o Boletim Focus no dia 31 de dezembro de 2020 foi dormir tranquilo. Segundo a última previsão do ano passado, 2021 teria inflação de 3,32%. O otimismo era justificável: havia expectativas quanto à retomada econômica com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no país e à aprovação de reformas pelo Congresso Nacional. Contudo, a realidade é bem diferente do que se imaginava.

Reprodução Twitter

Orçamento Secreto vira protagonista em ano que Planalto dependeu do Congresso

Como se já não bastasse tantas polêmicas na Economia, 2021 veio para mostrar que não estava para brincadeiras. Enquanto precisava aprovar pautas ideológicas e convencer parlamentares a apoiar as ações governistas, o Palácio do Planalto resolveu apostar no principal desejo de deputados e senadores: o dinheiro.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Mirando reeleição, governo dará "calote" em 2022 para garantir Auxílio; relembre

Às vésperas das eleições de 2022, o presidente Jair Bolsonaro viu sua popularidade ir por água abaixo, diante de uma política fracassada de combate à pandemia e de um cenário econômico problemático, com a inflação e o desemprego em alta. Foi aí que Bolsonaro apelou para atrair eleitores e criar um programa para chamar de seu: extinguiu o Bolsa Família e criou o Auxílio Brasil.

Agência Brasil