Automóveis icônicos como o Gol e o Uno, que estão há décadas nas ruas brasileiras estão prestes a saírem de cena, marcando o fim de uma era. Os carros populares estão sumindo não só do asfalto, mas também das linhas de produção das montadoras e concessionárias.
Os modelos de entrada estão sumindo das linhas de produção, e os disponíveis nos revendedores vêm com preços nada populares, a partir de R$ 47 mil. E com vários exemplares acima dos R$ 60 mil.
Os dois carros zero quilômetro mais baratos do país atualmente são o Fiat Mobi e o Renault Kwid, cujos modelos mais básicos custam, respectivamente, R$ 47.301 e R$ 47.562, segundo a tabela Fipe.
O carro mais vendido do país neste ano é o Fiat Argo, que sai por nada menos que R$ 66.260, o equivalente a 55 salários mínimos, considerando o piso aprovado pelo Congresso para 2022.
Segundo especialistas e a própria indústria, isso não está relacionado apenas à escassez global de semicondutores provocada pela pandemia, que tem limitado a produção das montadoras.