RJ: desconto no IPVA que pagar imposto em cota única será de 3% em 2022
Reprodução: ACidade ON
RJ: desconto no IPVA que pagar imposto em cota única será de 3% em 2022

Os motoristas do Estado do Rio que optarem por pagar à vista o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 terão um desconto de apenas 3% — como em anos anteriores —, apesar da alta da inflação em 2021, que deve virar o ano em dois dígitos. O percentual de abatimento para o pagamento em cota única foi estabelecido por meio de um decreto do governo estadual publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (dia 6).

Quem preferir poderá parcelar imposto em até três vezes, mas sem direito ao desconto. O calendário de pagamento — de acordo com o final de placa do veículo — já foi divulgado.

De acordo com a Secretaria estadual de Fazenda e Planejamento (Sefaz), o IPVA deverá ser pago por meio da Guia de Regularização de Débitos (GRD), que poderá ser emitida pelo portal fazenda.rj.gov.br ou pelo site do Bradesco ( bradesco.com.br ). Para isso, é preciso ter em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

A guia do IPVA deverá estar disponível para emissão somente em janeiro. O pagamento poderá ser realizado em qualquer agência bancária ou internet banking.

Leia Também

Valores dos veículos e taxa de licenciamento

O governo estadual, no entanto, ainda não divulgou a tabela com os valores venais (preços de mercado) dos veículos, calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Sobre esses valores são aplicadas as alíquotas do imposto (4% para carros flex, 2% para motos e 1,5% para carros movidos a GNV). A publicação deverá acontecer ainda neste mês.

O motorista também deverá levar em consideração a cobrança da Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), do Detran-RJ, que inclui a taxa de licenciamento anual do veículo e a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digital. Essa cobrança, no ano passado, custou R$ 219. O valor para 2022 não foi divulgado ainda. O boleto é emitido em separado da guia do IPVA.

Mais informações sobre o imposto podem ser obtidas na página fazenda.rj.gov.br/ipva .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!