Isolado, Guedes cancela participação em evento após demissões de secretários

Após nova debandada, ministro da Economia tem apenas mais um secretário remanescente de sua equipe original

Ministro Paulo Guedes cancelou participação em evento de última hora após demissões de secretários
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Ministro Paulo Guedes cancelou participação em evento de última hora após demissões de secretários

O ministro da Economia, Paulo Guedes, cancelou de última hora a participação em um evento na noite desta quinta-feira (21), pouco após secretários de sua equipe anunciarem os pedidos de demissão , em uma nova debandada na pasta.

Guedes falaria às 19h em evento virtual da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e, até cerca de uma hora antes, o perfil oficial da CBIC confirmava a presença do ministro. Simultaneamente, as quatro saídas no Ministério da Economia - as do secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, foram as mais sentidas - ocorreram e fizeram o ministro se ausentar. O site do ministério, entretanto, não confirma que esse tenha sido o motivo para o desmarque de última hora, que foi oficializado.

Além de Funchal e Bittencourt, a secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, Gildenora Dantas, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Rafael Araujo, também pediram exoneração de seus cargos. Todos alegaram razões pessoais, e não há nenhuma menção oficial ao real motivo das saídas, segundo fontes do Palácio do Planalto, que é o plano de Auxílio Brasil de R$ 400 que vai ferir o teto de gastos e gera crise interna e externa, com técnicos da Economia e investidores incomodados.

"Funchal e Bittencourt agradecem ao ministro pela oportunidade de terem contribuído para avanços institucionais importantes e para o processo de consolidação fiscal do país", afirma nota do Ministério da Economia.

Debandada completa

Com as novas saídas nesta quinta, a Economia agora só tem mais um integrante da equipe original, além de Paulo Guedes: Carlos da Costa, secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade. Já são pelo menos 11 baixas de secretários em cargos importantes.