Jair Bolsonaro disse que inflação do país atingirá projeções da equipe econômica
Reprodução: Redes Sociais
Jair Bolsonaro disse que inflação do país atingirá projeções da equipe econômica

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (18) ver a inflação do país em queda nos próximos meses e acredita que atingirá as projeções do Ministério da Economia para 2021. A declaração foi dada em evento em São Roque de Minas (MG).

A fala de Bolsonaro, no entanto, contraria expectativas de economistas e do mercado financeiro, que acreditam na maior alta inflacionária dos últimos cinco anos.

"Creio que brevemente a inflação vai começar a cair", disse o presidente aos participantes do evento.

Bolsonaro também vai contra a previsão do Banco Central. No boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, o BC aponta índice de 8,69% na inflação em 2021, 28° reajuste seguido.

Atualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação brasileira está em 10,25% nos últimos 12 meses. O índice é o maior desde 2016, quando o país registrou inflação de 10,36%.

Para o IBGE, os frequentes reajustes nos combustíveis e a crise energética foram os principais fatores para a alta da inflação do país. Vale ressalta que a crise hídrica provocou ajustes na conta de luz, por exemplo, o ajuste do valor da bandeira vermelha patamar 2, a mais cara cobrada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!