Inflação de 10,25% está em
Flickr/Banco Central
Inflação de 10,25% está em "nível muito elevado" até para o Brasil, diz diretor do BC

Durante uma live realizada pelo Banco Central nesta sexta-feira (15), o diretor de Política Monetária da instituição, Bruno Serra, disse que a inflação de 10,25%, registrada pelo país nos últimos 12 meses até setembro , está em um "nível muito elevado" até mesmo para o Brasil, que é acostumado com a alta dos preços.

“Todo mundo tem falado da inflação no Brasil. A gente está com a inflação na casa de dois dígitos. É um nível muito elevado, inclusive para o nosso histórico, que já é de inflação elevada. [A inflação] vinha comportada até a pandemia e acelerou muito nos últimos 12 meses, mais do que nos pares [países emergentes]”, disse ele.

De acordo com o diretor do BC, quando se olha o padrão internacional da inflação, que desconsidera o aumento nos preços dos alimentos e da energia elétrica, o Brasil está alinhado com o resto do mundo nos últimos seis meses.

"De onde vem a inflação, então? Por que a gente está com uma inflação mais alta que os pares? Basicamente, por causa dos itens comercializáveis, alimentos, combustíveis e energia. Para ajudar, a gente também teve esse problema hidrológico nos últimos 12 meses", pontuou Serra.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!