Cerca de 1,5 mil funcionários da Volkswagen poderão ter seus contratos suspensos temporariamente a partir de novembro na fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O "lay-off", isto é, o afastamento dos trabalhadores para evitar demissões, seria necessário em razão da falta de peças para a montagem dos automóveis, que tem reduzido o ritmo de produção da unidade.
A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Em vídeo, José Robeiro Nogueira da Silva, coordenador geral da representação da categoria na Volks, afirma que esses funcionários se juntarão a outros 450 que já estão afastados.
"Mais uma vez vamos enfrentar um momento muito delicado por falta de componentes eletrônicos no setor automotivo. A fábrica já anunciou que a partir de novembro vai atuar em apenas um único turno. Vamos acompanhar passo a passo esse futuro que ainda é incerto", diz o sindicalista no vídeo enviado aos trabalhadores.
Leia Também
A Volks emprega cerca de 8,5 mil trabalhadores ao todo em São Bernardo do Campo. Pela legislação, o "lay-off" pode ser concedido por um período de dois a cinco meses.
Procurada, a montadora informou que não confirma a informação neste momento.