Presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, é exonerado do cargo
Divulgação
Presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, é exonerado do cargo

O Conselho de Administração do Banco do Nordeste (BNB) aprovou, nesta quinta-feira (30), a exoneração do atual presidente da instituição, Romildo Rolim. O cargo será interinamente assumido pelo atual diretor de negócios do banco, Anderson Possa. As mudanças ocorrem após a pressão do presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto.

O PL foi responsável pela indicação de Romildo Rolim à presidência do BNB. Costa Neto começou a investir contra essa gestão após ser cobrado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre um contrato do banco com o Instituto Nordeste Cidadania (Inec), que avalia projetos de microcrédito. O jornal O Globo apurou que o gasto previsto em 2021 com a organização é de R$ 941 milhões.

Na última terça-feira, o cacique do PL indicou o engenheiro Ricardo Pinto Pinheiro para o cargo. A indicação ainda está em análise, porque a legislação determina que uma série de requisitos sejam cumpridos para chefiar uma estatal, incluindo checagem do currículo e de eventuais pendências na Justiça.

Leia Também

O diretor financeiro do Banco do Nordeste, Hailton Fortes também deve ser substituído em breve. Já o diretor Haroldo Maia, que é indicação do Partido Progressistas (PP), deve ser mantido.

Instituto Nordeste Cidadania

A contratação do Instituto Nordeste Cidadania data de gestões anteriores. Em nota, o BNB diz que a parceria "existe desde o ano 2003, quando teve início o processo de expansão do programa de microcrédito produtivo e orientado urbano do Banco do Nordeste". A instituição também reforçou que a contratação está "em conformidade com a legislação vigente".

A estatal, porém, acrescenta que, desde 2019, está reavaliando sua atuação no segmento de microcrédito, onde atua o instituto. "Quando concluídos os estudos, e se aprovadas as propostas de alteração da atuação, estas serão oportunamente comunicadas ao mercado".

O Globo apurou haver uma auditoria em andamento na Controladoria Geral da União (CGU) que analisa a política de microcrédito que envolve o Inec na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!