Tarifa social permanece com bandeira 2 em outubro, diz Aneel
Fernanda Capelli
Tarifa social permanece com bandeira 2 em outubro, diz Aneel

Os brasileiros de baixa renda que recebem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica pagarão bandeira tarifária vermelha patamar 2 no mês de outubro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, na noite desta sexta-feira (dia 24), que decidiu manter a cobrança desta bandeira, que indica condições muito custosas de geração e energia. O país vive a pior crise hídrica dos últimos 91 anos.

A bandeira vermelha patamar 2 implica em um pagamento extra de R$ 9,49 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. No caso dos beneficiários da tarifa social, os percentuais de descontos que são aplicados na conta, e que variam entre 10% e 65%, a depender do consumo, também incidem sobre o adicional da bandeira.

Esta medida só vale para os beneficiários da tarifa social. Os demais consumidores continuarão pagando o adicional da bandeira de escassez hídrica, de R$ 14,20 a cada 100kWh consumidos, e que seguirá em vigor até abril de 2022. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, já sinalizou a possibilidade de ampliar esse período.

Quando o governo estabeleceu a bandeira Escassez Hídrica optou por isentar os consumidores mais pobres desta cobrança.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!