Evergrande não honra pagamentos de juros nesta terça e temor no mercado cresce
Reprodução: iG Minas Gerais
Evergrande não honra pagamentos de juros nesta terça e temor no mercado cresce

A chinesa  Evergrande não realizou pagamentos de juros que venciam na segunda-feira para pelo menos dois de seus maiores credores bancários, o que deixa a incorporadora em crise mais perto de uma das maiores reestruturações de dívida do mercado chinês.

A Evergrande não havia feito os pagamentos até o final desta terça-feira no horário local, disseram pessoas a par do assunto, que não quiseram ser identificada, à agência Bloomberg. Os bancos já esperavam que a Evergrande não cumprisse o prazo depois de receberem o aviso do Ministério de Habitação da China de que a empresa não pagaria em dia.

Não está claro se os bancos irão declarar um calote (default) formal da Evergrande. Alguns estão esperando que a incorporadora proponha um plano de extensão do empréstimo antes de decidir os próximos passos, disseram duas fontes ouvidas pela Bloomberg.

O próximo vencimento de dívidas da Evergrande que será observado de perto chega na quinta-feira, quando deverá pagar juros sobre dois títulos.

A crise de caixa da gigante do setor imobiliário agora é foco de investidores globais. Ativos de risco despencaram ao redor do mundo na segunda-feira, em meio a temores de que um colapso da Evergrande possa desencadear um contágio financeiro e frear o crescimento na segunda maior economia do mundo.

Leia Também

Nesta terça-feira, as bolsas asiáticas e europeias apresentavam sinais de recuperação após o tombo da véspera, com exceção de Tóquio, que fechou em queda.

Embora muitos observadores da China acreditem que o governo de Pequim tomará medidas para reduzir qualquer impacto da crise da Evergrande, o silêncio das autoridades sobre a situação da empresa preocupa investidores. O governo pode dar alguns sinais sobre sua disposição de reduzir o estresse sistêmico na quarta-feira, quando o Banco Popular da China retoma as operações diárias de mercado aberto após a pausa dos feriados.

A Evergrande, que tem mais de US$ 300 bilhões em passivos, não respondeu de imediato a um e-mail com pedido de comentário fora do horário comercial.

A Evergrande tomou emprestado cerca de 572 bilhões de yuans (US$ 88,5 bilhões) de bancos e outras instituições financeiras, incluindo fundos, e quase metade vence em menos de um ano, de acordo com demonstrações financeiras mais recentes.

China Minsheng Banking, Agricultural Bank of China e Industrial & Commercial Bank of China estavam entre os principais credores do setor bancário da empresa no fim do ano passado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!