O Ministério da Economia aguarda informações sobre a peça orçamentária para 2022 para liberar, até o fim deste mês, a realização de concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o instituto, cerca de 7,5 mil vagas serão abertas no certame que será realizado no próximo ano.
Mas tem candidato que se questiona se vale a pena se inscrever no concurso. Segundo especialistas, não só vale a inscrição como é necessário muito estudo para os candidatos.
As vagas serão distribuídas para técnico e analista do seguro social. O salário é bem rentável e poderá variar entre R$5.447,78 e R$8.357,07O para os cargos, com carga horária de 40 horas semanais, fora as gratificações como auxílio-alimentação, plano de saúde e auxílio natalino.
O que cairá na prova?
Segundo fontes especializadas em concursos públicos, a prova do INSS deve ser parecida com a realizada em 2015, com 120 questões.
As matérias serão:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
- Regime Jurídico Único;
- Ética no Serviço Público;
- Conhecimentos Específicos;
- Noções de Informática;
- Sistema de Seguridade Social.
A previsão, segundo presidente do INSS, Leonardo Rolim, é que as provas sejam realizadas em abril de 2022. O instituto trata a chamada de novos funcionários como urgente, devido ao quadro funcional defasado nos últimos anos por conta de aposentadorias e falta de caixa para pagar os salários de servidores.