Onyx prevê criação de programa para
Matheus Bonomi / Estadão Conteúdo
Onyx prevê criação de programa para "serviço social voluntário"

O ministro da Economia, Paulo Guedes, cumprimentou Onyx Lorenzoni , que vai comandar o novo Ministério do Trabalho e Previdência, recriado na quarta-feira como parte da reforma ministerial feita pelo governo Bolsonaro. Guedes adiantou que caberá a Onyx fazer o anúncio dos programas Bônus de Inclusão Produtiva (BIP) e Bônus de Incentivo à Qualificação (BIQ), além de uma nova ideia: o serviço social voluntário.

Guedes afirmou que Onyx deve anunciar brevemente o BIP e BIQ, que já estão elaborados pela equipe econômica.

"Esse ano vamos, com nossos próprios recursos, disparar os programas do bônus de inclusão produtiva e o o bônus de incentivo a qualificação profissional. Brevemente vamos lançar esses dois programas e uma nova ideia do ministro Onyx, o serviço social voluntário, também permitindo a inclusão de jovens onde a faixa de desemprego é muito alta", afirmou.

De acordo com Guedes, essa nova iniciativa sugerida por Onyx está alinhada com as ações já desenhadas pelo governo, e tem como objetivo conter o efeito cicatriz, o impacto que a pandemia tem sobretudo em relação aos mais jovens.

"Nós tememos muito o efeito cicatriz, que é a mutilação de uma geração em função de uma pandemia, já no setor educacional e queremos então acelerar a absorção desses jovens seja por treinamentos de qualificação profissional seja por serviço social voluntário para que eles então se preparem pro mercado formal de trabalho", explicou.

Nova pasta

O Ministério do Trabalho e Previdência foi recriado na quarta-feira. A pasta será comandada por Onyx Lorenzoni e foi recriada como parte da reforma ministerial promovida pelo presidente Jair Bolsonaro. O então secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, foi nomeado nesta quinta-feira para o cargo de secretário-executivo do novo ministério.

A nova pasta ficará responsável pelas áreas de previdência social (INSS), previdência complementar (fundos de pensão), política e diretrizes para a geração de emprego e renda e de apoio ao trabalhador, política para a modernização das relações de trabalho, fiscalização do trabalho, política salarial, formação e desenvolvimento profissional, segurança e saúde no trabalho, regulação profissional e registro sindical.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!