O ministro da economia, Paulo Guedes
, participou nesta quinta-feira (08) de um almoço com empresários para explicar a medida de tributação sobre lucros e dividendos
. A tentativa do ministro é reduzir a insatisfação de empresários sobre as mudanças na reforma tributária
proposta pela equipe econômica.
Participaram do almoço a presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, o sócio do BTG Pactual, André Esteves, Luiz Carlos Trabuco (Presidente do Conselho de Administração do Bradesco), Vander Giordando, (VP institucional da Multiplan) e Isaac Sidney (Presidente da FEBRABAN). O assessor do ministro, Guilherme Afif Domingos, também participou do encontro. O local do encontro não foi divulgado pelo Ministério da Economia.
A reunião acontece após entidades e empresários protestarem publicamente contra a taxação de 20% sobre lucros e dividendos. A medida, segundo o Ministério da Economia, é necessária para alterar a tabela do Imposto de Renda para pessoas físicas e jurídicas e evitar o colapso na arrecadação federal. Para conseguir fazer alterações que mexam no Orçamento da União, o governo precisa apresentar uma proposta que reponha os valores perdidos.
Uma carta foi entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL) , ressaltando os prejuízos para as empresas, como a possibilidade de aumento de impostos. Os empresários ainda tentam convencer os deputados a alterar a proposta e chegar a um acordo com Guedes sobre a taxação.