ANEEL sobe conta de luz mais uma vez, utilizando bandeira vermelha 2
Fernanda Capelli
ANEEL sobe conta de luz mais uma vez, utilizando bandeira vermelha 2

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (29) o reajuste da bandeira tarifária patamar 2 em 52%, passando de R$ 6,24 por 100 kWh para R$ 9,49 por 100 kWh . O aumento acontece em meio à maior crise hídrica nos últimos 91 anos. 

O patamar 2 da bandeira vermelha é a tarifa de energia mais cara e está em vigência nas contas de luz da população. Ela foi prorrogada após a continuidade da falta de chuvas, que provocou uma busca do governo federal para compra de energia.

A Aneel informou ainda que o reajuste da bandeira tarifária deveria ser de 84%, mas que segurou o forte aumento para abrir consulta pública sobre a metodologia de escolha de tarifas . No entanto, após a consulta, a agência poderá reajustar ainda mais a bandeira vermelha. 

Os novos valores da bandeira vermelha passam a valer a partir de julho. Confira como economizar energia aqui

Os diretores da Aneel ressaltam a preocupação com a falta de chuvas no país e a escassez no fornecimento de energia. Nos últimos dias, o governo federal publicou uma medida provisória (MP) para compra de energia de termelétricas, que poluem mais do que hidrelétricas. 

Na segunda-feira (28), o Planalto assinou outra MP em que repassa o gerenciamento da crise hídrica para o Ministério de Minas e Energia , aumentando os poderes do ministro Bento Albuquerque e tirando a autonomia do Ibama e da Agência Nacional de Águas (ANA) no gerenciamento de reservatórios. Em pronunciamento em cadeia nacional, Albuquerque pediu economia de energia elétrica e água para evitar o racionamento obrigatório. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!