Conta de luz cada vez mais cara

Veja como economizar →

aumento de 20%

As contas de luz devem ficar mais caras neste ano, diante da pior crise hídrica na região das hidrelétricas dos últimos 91 anos e do acionamento de usinas termelétricas para garantir o fornecimento de energia . A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai aumentar os valores das bandeiras tarifárias, uma sobretaxa que é acionada quando o custo da geração de energia sobe. O patamar mais alto desse sistema deve subir mais de 20%. A conta das bandeiras já registra um rombo de R$ 1,5 bilhão neste ano.

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Ar-condicionado

Ao utilizar os equipamentos, a recomendação é fechar as janelas e portas para evitar que o aparelho use mais o motor para gelar o ambiente - Evite usar o ar-condicionado em temperaturas muito baixas, como 18ºC. Essa temperatura pode nunca ser alcançada pelo equipamento, que funcionará em potência máxima o tempo todo, gastando muita energia. Temperaturas próximas a 24ºC já podem dar o conforto térmico adequado ao ambiente.

Reprodução/Amazon

Chuveiros elétricos

Procure tomar banhos curtos. Com isso, economiza-se não apenas na conta de luz, mas no consumo de água, um bem escasso. Nos dias mais quentes, use o chuveiro na posição morno ou verão. Essa medida pode trazer economia de cerca de 30% na conta de luz.   Outra sugestão é programar o banho para as horas mais quentes do dia.

Divulgação

Iluminação

Aproveite a luz natural e abra as janelas e cortinas durante o dia, melhorando a ventilação do ambiente e diminuindo o uso de lâmpadas. Para paredes e tetos,  dê preferência às cores claras, que refletem melhor a luminosidade. Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem de 60% a 80% menos energia. Outra vantagem da lâmpada LED é a de esquentar menos o ambiente, o que reduz o uso de sistemas de refrigeração para o controle de temperatura.

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Geladeiras

Não abra a porta sem necessidade e, caso abra, não deixe a porta aberta por muito tempo. Verifique se a borracha de vedação da porta está cumprindo sua função. Problemas na vedação aumentam o consumo de energia, uma vez que a porta não está fechando de forma correta.

iStock

Máquinas de lavar e secar

Para otimizar o consumo de energia, utilize a capacidade máxima das máquinas de lavar e secar. Nas máquinas de lavar, fique alerta à quantidade de sabão, evitando repetir a operação de enxágue. Para os equipamentos com a função água aquecida, a distribuidora recomenda não usar esse recurso.

Getty Images

TVs e computadores

Evite deixar a TV ligada se ninguém estiver assistindo. Programe o desligamento automático para evitar que o equipamento fique ligado durante a madrugada.   No caso do computador, desligue o aparelho sempre que ficar mais de duas horas sem utilização; e o monitor, a partir de 15 minutos.

shutterstock

Fuga de energia

Instalações elétricas antigas ou defeituosas podem causar fuga de energia. É importante sempre contar com a avaliação de um eletricista de sua confiança, para garantir o bom funcionamento da rede interna. Não deixe fios expostos nos telhados, paredes e jardins. Além do risco de choque elétrico, eles são mais suscetíveis às fugas de energia.

Fernanda Capelli