Como saber se seu CPF foi consultado por empresas; confira no passo a passo
Tamires Ferreira
Como saber se seu CPF foi consultado por empresas; confira no passo a passo

A cada dia que passa, fraudes e crimes virtuais estão cada vez mais presentes no dia a dia dos brasileiros. Além de ter senhas seguras, ficar atento a e-mails e mensagens maliciosas, o que mais o usuário pode fazer para se proteger? Saber quais empresas consultaram o seu CPF/CNPJ recentemente pode ajudar a evitar golpes.

Na Serasa , os consumidores e as empresas podem solicitar gratuitamente uma lista de quem consultou o seu CPF ou CNPJ nos últimos 24 meses. O pedido pode ser feito pelo site.

Após a solicitação do titular do documento consultado, o relatório fica pronto em até 24 horas e permanece disponível para consulta por até seis meses com informações como o nome da empresa que realizou a busca, parte do CNPJ dela e quando a consulta foi feita. São informações valiosas, que podem ajudar os consumidores a saberem se alguma empresa com a qual não teve relação consultou seu CPF, o que pode ser um indício de fraude.

Por que meu CPF/CNPJ foi consultado? 

Existem vários motivos pelos quais algumas empresas consultam um CPF/CNPJ, entre eles, quando empresas de concessão de crédito desejam saber a situação financeira do titular do documento; quando produtos serão vendidos de forma parcelada ou com pagamento em cheque; e ao renovar o seguro da casa ou do carro, por exemplo. 

O que fazer caso não reconheça uma consulta? 

Caso desconheça alguma ação que justifique uma consulta ao seu CPF/CNPJ, isso pode indicar uma situação de risco. Nesse caso, o mais indicado é entrar em contato com a empresa que verificou o documento, informar que a consulta foi feita sem o seu consentimento e solicitar detalhes.

Você viu?

Em um levantamento de novembro de 2020, a Serasa percebeu que 39,3 milhões de brasileiros afirmaram espontaneamente já ter sido vítimas de fraude financeira e 36% das pessoas que sofreram com esse problema afirmaram não ter tomado nenhuma ação formal. Entre quem tomou, a principal ação foi entrar em contato com o intermediador.

Como fazer a consulta? Confira o passo a passo


Passo 1 -  Acesse o site da Serasa e faça o login. Se não tiver uma conta, é só criar de forma rápida e gratuita.

Passo 2 -  Na aba “Meu CPF”, acesse a opção “Consultas ao seu CPF” ou “Consultas aos seus CNPJs”

Passo 3 -  Clique em “Solicitar meu relatório”

Passo 4 -  Solicitação confirmada!

Passo 5 -  Confira seu relatório em nosso site após em 24h.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários