Prazo para pagar IRPF em cota única termina hoje
Redação 1Bilhão Educação Financeira
Prazo para pagar IRPF em cota única termina hoje

Com o adiamento do prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2021 para 31 de maio, o prazo para pagar imposto em cota única no débito automático termina hoje . Caso o contribuinte queira parcelar o pagamento, a primeira parcela igualmente só poderá ser debitada automaticamente se a declaração for transmitida nesta segunda-feira .

O contribuinte também pode optar pela emissão do Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e pagar o valor devido no banco ou via internet banking, caso não queira que o valor devido seja debitado automaticamente.

"Em época de pandemia, o débito automático é um facilitador. Uma grande parcela da população ainda poderia ir a bancos pagar o Darf, pois não é todo mundo que usa internet banking. Às vezes um aplicativo não tem a opção do pagamento desse documento também, é só no computador", lembra o sócio de impostos da EY, Antônio Gil.

Quem quiser parcelar o imposto devido e não conseguir transmitir ainda hoje pode enviar a declaração até 31 de maio. A primeira parcela terá de ser paga no banco ou pela internet e as demais podem ser pagas em débito automático.

Quem precisa restituir tributos?

No informe de impostos anuais, os contribuintes devem incluir todos os seus rendimentos, bens e gastos para que a Receita analise tudo o que for tributável e desconte as despesas consideradas dedutíveis.

O resultado é a base de cálculo do imposto, que definirá a alíquota aplicada sobre os valores com incidência de tributos, dizendo quanto o contribuinte deve pagar de Imposto de Renda naquele ano.

Se o que foi pago em tributos retidos na fonte durante o ano anterior houver sido maior que esse montante, o contribuinte terá então o direito à restituição do excedente. Caso contrário, ele terá de pagar a parte que falta.

Muitas vezes, quem possui mais de uma fonte de renda se enquadra nessa situação de ter impostos a pagar por conta de deduções em excesso. Médicos que trabalham em mais de um hospital e professores que dão aula em mais de uma escola são alguns exemplos.

"Normalmente são pessoas que usam a tabela progressiva separadamente, então o informe de deduções é preenchido em tabelas separadas. As fontes de renda utilizam o mesmo cálculo e não sabem uma da outra. Por isso, a pessoa acaba tendo um imposto a pagar", explica Antônio Gil.

Existem ainda outros casos em que essa situação pode acontecer, como no de um trabalhador que presta serviços para mais de uma empresa e se encontra em taxas de tributação diferentes em cada uma delas. A obtenção de renda proveniente de aluguel de imóveis também pode atribuir uma pessoa à situação de imposto a pagar.

Parcelamento

Existem duas formas de realizar esse pagamento: de uma só vez ou parcelar com juros. Para quem for quitar os tributos devidos de forma parcelada, caso não declare até o dia de hoje, a opção de débito automático estará disponível apenas a partir da segunda parcela, do mês de maio.

A primeira deverá ser paga por meio do Darf emitido no próprio programa do IRPF 2021.

O parcelamento só pode ser feito quando o valor do imposto é de, no mínimo, R$ 100. O número máximo de parcelas é de oito, sendo cada uma de pelo menos R$ 50.

Vale ressaltar que a taxa de juros aplicada no caso da divisão do tributo é de 1% acrescida da Selic, que atualmente está em 3,5% ao ano. Por isso, quem escolher pagar parcelado terá que arcar com um valor diferente a cada mês, corrigido pela taxa básica de juros do país.

Cota única

Aqueles que optarem pela cota única e não preencherem o documento até hoje, perderão a opção de pagar via débito automático. Deverão, portanto, também realizar o procedimento somente com o Darf, via instituição bancária.

No entanto, mesmo para aqueles que conseguirem debitar o pagamento automaticamente dentro da data limite estipulada, é importante continuar alerta.

'A Receita Federal não se responsabiliza. Se o seu banco tiver algum problema e não transferir o dinheiro, você precisa regularizar essa situação o mais rápido possível, porque podem incidir multas e juros. Então verifique na sua conta corrente se o valor realmente foi debitado. Se isso não ocorrer, você deve entrar em contato com a instituição bancária e verificar o que pode ter acontecido", salienta Antônio Gil.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!