Desaer é a nova fabricante de aviões brasileira
Reprodução CNN
Desaer é a nova fabricante de aviões brasileira

Um grupo de ex-funcionários da Embraer , a mais famosa fabricante de aviões do Brasil, decidiu criar uma startup que promete entregar os primeiros modelos em 2025. A sede da empresa também fica em São José dos Campos (SP), já a fábrica fica em Araxá (MG).

Fundada em 2017, planeja deixar de ser uma startup em breve, e se tornar referência no setor aeronáutico. 

"Estamos desenvolvendo uma aeronave de última geração para a categoria dos aviões utilitários. Atualmente, todos os produtos disponíveis nesse segmento são projetos das décadas de 1980 e 1970, ou até mais antigos. É um ramo da aviação carente por novidades e produtos modernos”, disse Evandro Fileno, CEO e um dos sócios-fundadores da Desaer, em entrevista ao CNN Brasil Business.

O carro-chefe da empresa é o ATL-100, um bimotor turboélice para uso comercial e militar, com capacidade para 19 passageiros ou 2.500 kg de carga.

A sigla (ATL) é abreviação de “Aeronave de Transporte Leve”. Aviões desse modelo deixaram de ser produzidos pela Embraer em 1990, com isso, a Desaer ocupa um setor inexplorado desde então. 

Segundo o CEO, as aeronaves têm potencial para serem exploradas civil e militarmente no Brasil. 

“As Forças Armadas do Brasil demonstraram interesse no ATL-100. Também apresentamos o projeto para companhias aéreas, como a Azul”, revelou Fileno. “É um avião que pode ser interessante para a aviação regional, tanto no transporte de passageiros como de cargas.”

Conheça o ATL-100:

Capacidade para 19 passageiros ou 2.500 kg
Reprodução CNN
Capacidade para 19 passageiros ou 2.500 kg


Velocidade máxima da aeronave é 430 km/h
Reprodução CNN
Velocidade máxima da aeronave é 430 km/h



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!