O Procon-SP notificou a rede de hipermercados Carrefour por falta de transparência ao anunciar o erro de uma oferta divulgada no site da empresa. De acordo com a fundação, houve um erro no valor anunciado de um relógio divulgado no site da rede.
A empresa francesa teria anunciado o produto com 60% de desconto, mas os compradores reclamaram que não receberam o benefício. O Procon-SP pediu ao Carrefour explicação sobre os termos da promoção, a quantidade de consumidores afetados e os produtos em oferta, mas não obteve as respostas necessárias.
Em comunicado, a fundação informou que a rede de supermercados se limitou a dizer que cancelou as compras do produto em questão e informou os compradores sobre o erro. O diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez, no entanto, questiona a forma como foi feita a comunicação aos clientes e ressalta a importância de uma “errata” para aumentar a transparência aos consumidores.
"Apesar do Carrefour informar que irá honrar com compromisso firmado apenas com os produtos anunciados com desconto de até 60%, o consumidor que tiver comprado uma mercadoria com desconto acima dessa porcentagem poderá registrar reclamação junto ao Procon-SP para que cada caso seja avaliado individualmente. Somente caso a caso será possível avaliar se houve erro grosseiro ou não", afirma Capez.
A fundação ressalta que, em caso de negativa de respostas, a empresa poderá ser multada conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC) .
Por telefone, a assessoria de comunicação do Carrefour informou que a rede está em negociação com o Procon-SP e não pode comentar sobre o assunto no momento.