Volvo alega que a pandemia do novo coronavírus desabasteceu a cadeia de peças da empresa
Getty Images
Volvo alega que a pandemia do novo coronavírus desabasteceu a cadeia de peças da empresa

Depois de a Volkswagen paralisar a produção de veículos no ABC paulista por conta do avanço da pandemia de Covid-19 , as suecas Scania e Volvo também vão interromper a fabricação de caminhões no país. Na Scania, a interrupção acontece entre a próxima sexta-feira (26) e 5 de abril, em São Bernardo do Campo. Já a Volvo vai reduzir a produção de caminhões em Curitiba a partir desta terça, dia 23, e a decisão vigora até o fim de março.

Na Volvo, o motivo da interrupção, segundo a empresa, é o alto nível de instabilidade na cadeia de abastecimento de peças — global e local —, principalmente de semicondutores, e o agravamento da pandemia.

"A medida tem impacto sobre a maioria dos empregados da produção de caminhões. No entanto, parte do efetivo seguirá em atividade, incluindo a produção de ônibus, parte da produção de caminhões, o serviço de atendimento emergencial a veículos Volvo, bem como a distribuição de peças para as concessionárias e distribuidores da marca. Cerca de 1.500 funcionários administrativos também continuam trabalhando em regime de home office, por tempo indeterminado", diz a nota da Volvo, que tem 3,7 mil funcionários em Curitiba.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a Scania informou a decisão na tarde desta segunda-feira. Em nota, a Scania confirmou que fará uma parada programada de produção e a decisão foi tomada para reduzir o número de pessoas circulando durante o período de antecipação dos feriados no Grande ABC, além das dificuldades na estabilidade da cadeia de suprimentos.

Você viu?

A Scania lembra que foi primeira montadora a retornar ao trabalho em abril de 2020, no início da pandemia, com o "sistema de produção adaptado aos mais rigorosos protocolos de saúde e higiene sanitária".

Na sexta-feira passada, a Volkswagen do Brasil informou que vai suspender a produção em todas as suas fábricas no país entre 24 de março e 5 de abril. A decisão foi tomada, segundo a empresa, por causa do agravamento da pandemia, com alta do número de casos e mortes por Covid-19, e pelo aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI nos estados brasileiros.

Esta é a segunda vez que a empresa para no Brasil por causa da pandemia. No ano passado, a companhia também paralisou as atividades em suas fábricas, entre março e abril, para evitar a contaminação pelo coronavírus entre seus funcionários.

Ficam paradas as atividades de produção das fábricas da Volkswagen de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR) e cerca de 15 mil funcionários da produção serão afetados. Os funcionários da área administrativa trabalharão remotamente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!