Bolsonaro avalia que queda do PIB em 4% é um “dado bom”: "esperava mais"

Levantamento feito pelo IBGE indica queda de 4% no ano de 2020; o presidente acha que poderia ser pior

Foto: ESTADÃO CONTEÚDO
Para o presidente, a queda 'pequena', comparada ao dos outros países, é uma boa notícia


O encolhimento do PIB em 4%  está bom, de acordo com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Após a divulgação do resultado pelo IBGE (instituto brasileiro de geografia e estatística) nesta quarta-feira (3), Bolsonaro avalia que o Brasil foi um dos que menos caiu no mundo.

"Desculpa, eu não tomei conhecimento da avaliação do PIB. O que eu posso falar para você era que se esperava que a gente fosse cair 10%, parece que caímos 4%. É um dos países que menos caíram no mundo todo”, disse. Para o presidente, trata-se de um “ dado positivo ”.

Leia também

“O que fez a economia movimentar, em parte, [foi] o auxílio emergencial. Este dinheiro quando vai para o município, ele roda a economia local, que interfere na arrecadação de impostos municipais, estaduais e federais também”, apontou.

"Fizemos também muita coisa buscando atender na ponta da linha o trabalhador que não viesse a perder seu emprego. Por exemplo, o senador Jorginho Mello, de SC, teve a ideia do Pronampe, e nós simplesmente encampamos esta ideia dele e evitamos que mais de 10 milhões de pessoas perdessem o emprego. Então, o governo federal fez tudo possível para evitar que tivéssemos um caos no Brasil. Instalando-se um caos, a gente não sabe o que pode acontecer. Eu temia lá atrás questões de problemas sociais gravíssimos. Graças a Deus, com estas medidas, não tivemos", concluiu.