O ministro da Economia, Paulo Guedes , afirmou nesta terça-feira que privatizaria todas as empresas estatais do país se pudesse. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), entretanto, o impede de vender a Petrobras , o Banco do Brasil e a Caixa.
"Pra mim, estatal boa é a que foi privatizada ", disse Guedes em entrevista ao programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan. "Essas três o presidente tem dito que não quer privatizar", completou.
Leia também
- Bolsonaro se prepara para defender diesel com imposto zero
- Guedes dispara: “Brasil é um país com 200 milhões de trouxas sendo explorados”
- Estatais precisam de transparência e independência, diz OCDE
Guedes mencionou a Vale do Rio Doce como exemplo de privatização, que foi vendida em 1997, no governo de Fernando Henrique Cardoso. "Eu quero privatizar a Eletrobras, eu quero privatizar Correios, eu quero privatizar todas as outras que sejam possíveis", reforçou.
O ministro defendeu que as privatizações são uma forma de reduzir a dívida pública. "Nós não somos uma geração de covardes que fazem a guerra e jogam a conta para filhos e netos. Nós pagamos uma parte dessa conta", disse, em defesa da adoção de contrapartidas para os gastos com o novo auxílio emergencial e as demais medidas de contenção à crise do novo coronavírus.