Presidente Jair Bolsonaro aguarda aprovação do Orçamento para antecipar 13º de aposentados e pensionistas
Isac Nóbrega/PR
Presidente Jair Bolsonaro aguarda aprovação do Orçamento para antecipar 13º de aposentados e pensionistas

O presidente Jair Bolsonaro foi aconselhado por assessores do Palácio do Planalto e aguardar a aprovação da Lei Orçamentária Anual de 2021 para assinar a antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas , medida que pode injetar R$ 50 bilhões na economia e já está pronta, apenas aguardando o avanço do Orçamento, de acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo no jornal Folha de S.Paulo .

A votação do Orçamento , que deveria ter ocorrido em dezembro, foi adiada e ainda tem impasses envolvendo questões como o  auxílio emergencial e a necessidade de o governo seguir com medidas de combate aos efeitos da pandemia. A expectativa é que a Lei Orçamentária seja aprovada apenas no fim de março.

A antecipação do 13º de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) busca justamente injetar dinheiro na economia - cerca de R$ 50 bilhões - e impactar o poder de compra de parte da população, estimulando a economia e amenizando a crise. A medida já foi tomada em 2020, quando o 13º foi antecipado para os meses de março e maio.

Vale destacar que a medida não aumenta gastos públicos, já que o calendário é apenas antecipado, com o 13º sendo pago no primeiro semestre, e não no segundo. Ainda assim, Bolsonaro deve aguardar a definição da Lei Orçamentária para sacramentar o pagamento antecipado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!