Brasil Econômico

Autonomia do BC é discutida nesta segunda-feira
Agência Brasil
Autonomia do BC é discutida nesta segunda-feira

A autonomia do Banco Central (BC) é pauta de reunião nesta segunda-feira (8) entre o novo presidente da Câmara, Arthur Lira , o ministro da Economia, Paulo Guedes,  o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto , e o relator do texto, o deputado Sílvio Costa Filho .

Em café nesta manhã, Guedes e Campos Neto já apoiaram o texto, que não sofreu alterações desde que foi aprovado no Senado , no ano passado.

"Foram mantidos os pilares do texto. Agora é intensificar negociação com líderes nas próximas 48 horas para aprovar o texto até quarta-feira", afirmou Costa Filho à CNN. Ele ainda acrescentou que a aprovação da autonomia do BC "marca um novo padrão de diálogo com o governo federal porque o Brasil é um dos poucos países desenvolvidos do mundo que ainda não tem a autonomia do Banco Central".

Você viu?

A autonomia do BC é um dos primeiros itens na pauta de Lira e, se aprovado, desvincula o banco do governo. Assim, o BC passaria a ter mandatos fixos de quatro anos para presidente e diretores.

De acordo com avaliações da equipe econômica, como informa a CNN, isso deixaria o governo federal livre de críticas relacionadas a governos passados. Quem critica a proposta, por outro lado, diz que o BC ficaria mais exposto a pressões do mercado e de instituições financeiras.

Com a aprovação da autonomia do BC , um novo ministério pode ser criado.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários