Brasil Econômico

Flávia Arruda será a responsável por comandar a comissão de orçamentos em 2021
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Flávia Arruda será a responsável por comandar a comissão de orçamentos em 2021

Depois de um ano de indefinições, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) deve ser instalada nesta terça-feira (09), sob o comando da deputada Flávia Arruda (PL-DF). A comissão é responsável por determinar a divisão de gastos do Governo Federal no decorrer do ano vigente.

A instalação da comissão ficou parada em 2020 por disputas para a presidência do CMO. Arruda concorria ao cargo com Elmar Nascimento (DEM-BA), apoiado por Rodrigo Maia (DEM-RJ). No entanto, o voto de Nascimento à Arthur Lira nas eleições para o comando na Câmara dos Deputados , abriu brecha para o acordo entre as partes e eleição da parlamentar do Distrito Federal para a CMO.

Você viu?

O Orçamento de 2021  deveria ter sido votado em dezembro do ano passado, mas foi adiado por falta da análise dos gastos pela comissão. Antes das férias legislativas, os congressistas aprovaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) , que define o valor total que poderá ser utilizado durante o ano.

A instalação da CMO aumenta as expectativas do Governo Federal para a aprovação da LOA até a última semana de março. Em conversa com os presidentes da Câmara e do Senado , o ministro da economia, Paulo Guedes , solicitou pressa para a votação da matéria, pois não conseguirá pagar os servidores em abril sem a definição dos gastos.

O relator da proposta é o senador Márcio Bittar (MDB-AC), que prometeu entregar o documento nas próximas semanas. O entrave, entretanto, é o novo programa social do Governo Federal que substituirá o Bolsa Família .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!