Os 3,5 milhões de trabalhadores nascidos em setembro com direito ao auxílio emergencial vão poder sacar a última parcela do benefício nesta quarta-feira (20). Apesar se ser feriado no Rio de Janeiro, as agências estarão abertas para retiradas nos caixas eletrônicos.
Esses trabalhadores tiveram a quantia creditada pela Caixa Econômica Federal — em suas contas poupanças sociais digitais — nos dias 6 de dezembro (ciclo 5) e 21 de dezembro (ciclo 6). Até então, o dinheiro podia ser movimentado apenas pelo aplicativo Caixa Tem . Agora, está liberada a retirada em espécie.
De acordo com o cronograma do Ministério da Cidadania , todos os pagamentos do auxílio emergencial serão encerrados no dia 27 deste mês, quando os 3,3 milhões de trabalhadores remanescentes — nascidos em dezembro — vão sacar o último valor devido.
Bolsa Família
Também nesta quarta-feira, a Caixa paga os benefícios do Bolsa Família de janeiro — já sem o auxílio emergencial — para os que têm Número de Identificação Social (NIS) de final 3. Os saques podem ser feitos em terminais de autoatendimento.
Os depósitos do programa social costumam ser feitos nos últimos dez dias úteis de cada mês e, em janeiro, o pagamento vai até o dia 29 (para os que têm NIS de final 0).
Veja o calendário de janeiro
- NIS de final 1 - dia 18
- NIS de final 2 - dia 19
- NIS de final 3 - dia 20
- NIS de final 4 - dia 21
- NIS de final 5 - dia 22
- NIS de final 6 - dia 25
- NIS de final 7 - dia 26
- NIS de final 8 - dia 27
- NIS de final 9 - dia 28
- NIS de final 0 - dia 29
Abertura de contas sociais digitais
No fim do ano passado, a Caixa Econômica Federal começou a migrar os pagamentos do Bolsa Família para contas poupanças sociais digitais. Dessa forma, os beneficiários podem, agora, ter acesso aos recursos por meio do aplicativo Caixa Tem.
As vantagens, de acordo com a instituição financeira, são poder quitar boletos e contas de água, luz e gás; fazer compras com cartão de débito virtual gerado pela internet e com QR Code; e realizar transferências para outras contas bancárias.
Os beneficiários com NIS de finais 9 e 0 começaram a receber por conta digital em dezembro. Neste mês de janeiro, o pagamento pelo Caixa Tem será feito aos inscritos com NIS de finais 6, 7 e 8.
Em fevereiro, será a vez dos que têm NIS de finais 3, 4 e 5. Em março, as contas serão abertas para os beneficiários com NIS de finais 1, 2 e indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua.