Governo suspendeu bloqueios e revisões de cadastros do Bolsa Família por mais 90 dias
Divulgação/Caixa Econômica Federal
Governo suspendeu bloqueios e revisões de cadastros do Bolsa Família por mais 90 dias

O Ministério da Cidadania suspendeu por mais 90 dias a possibilidade de bloqueio de benefícios do Bolsa Família , assim como os procedimentos de averiguação e revisão cadastral dos beneficiários. A Portaria 591 — que trata do assunto — foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18). O objetivo é evitar aglomerações e impedir que cidadãos e funcionários que trabalham nos postos de cadastramento se exponham ao novo coronavírus.

As medidas também se fazem necessárias porque, para ter direito ao benefício ao Bolsa Família , o cidadão tem de comprovar, por exemplo, a frequência escolar dos filhos. Mas, por conta da pandemia, as escolas estão fechadas, o que também dificulta a apresentação da documentação.

Além disso, muitos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) das prefeituras de todo o país ainda estão com horários de atendimento alterados, devido ao avanço da Covid-19 .

Diferentes procedimentos

Na averiguação, faz-se a checagem das informações declaradas pelas famílias no  Cadastro Único  (que reúne dados de pessoas de baixa renda para a inclusão em programas sociais), sejam ou não beneficiárias do Bolsa Família, cruzando dados com outras bases de dados do governo federal .

Na revisão, verifica-se se as famílias beneficiárias, com cadastros sem atualização há mais de dois anos, continuam dentro das regras para o recebimento do benefício.

Portarias anteriores

Em julho do ano passado, o governo já havia determinado a suspensão dos procedimentos do Bolsa Família por seis meses. Outra portaria, publicada em setembro de 2020, manteve a proibição de bloqueio dos benefícios até o fim dos pagamentos do auxílio emergencial extensão de R$ 300 , o que ocorrerá neste mês. Agora, houve nova prorrogação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!