clt
Márcia Foletto/Agência O Globo
Brasil criou 394,9 mil vagas com carteira assinada no mês de outubro, de acordo com dados do Caged

O saldo entre contratações e demissões no mercado formal de trabalho ficou positivo em 394.989 em outubro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (26) pelo Ministério da Economia.

É o quarto mês de abertura de vagas . Em setembro, 313,5 mil postos com carteira assinada haviam sido criados no país, descontadas as dispensas.

Apesar da sequência de dados positivos, o resultado acumulado do ano ainda é de perda de 171.139 postos, número influenciado principalmente pelas demissões registradas entre abril e maio.

Na semana passada, o ministro da Economia, Paulo Guedes , disse que o Brasil deve fechar o ano com uma perda de 300 mil vagas.

Nas últimas declarações em público, Guedes, tem mencionado os dados do Caged para afirmar que a atividade econômica está passando por uma recuperação rápida, após os piores meses da crise econômica causada pelo surto do novo coronavírus.

As informações do cadastro, no entanto, refletem apenas o movimento no mercado formal de trabalho, com base em dados repassados pelas empresas ao governo. O balanço não capta a movimentação entre os informais.

Segundo os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, a taxa de desemprego bateu recorde e chegou a 14,4% no trimestre encerrado em agosto. De acordo com o levantamento, que considera trabalhadores por conta própria e sem carteira assinada, 13,8 milhões de brasileiros estão em busca de emprego.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!