Brasil Econômico

Campos Neto
Reprodução YouTube Banco Central
Presidente do BC diz que primeiro dia de operações do Pix "foi um sucesso"



Em evento da Febraban nesta terça-feira (17), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto , disse que o primeiro dia do Pix , que aconteceu nesta segunda-feira (16), ocorreu com sucesso e que “foi um primeiro dia espetacular, foi melhor do que nós esperávamos".


Nesta segunda, segundo dados do BC, mais de 1 milhão de transações pelo Pix foram realizadas no primeiro dia de funcionamento do novo método de pagamentos. Em valores, as transferências por meio do Pix somaram R$ 777,3 milhões, com valor médio foi de R$ 773,43.

Campos Neto disse que o índice de rejeição de operações ficou em torno de 7%, considerado baixo. Segundo o presidente do BC, na realização de TEDs esse índice fica em torno de 5%. Ele ainda apontou que nenhuma rejeição aconteceu por instabilidade na central de liquidação, que está sob controle do BC. Os problemas ocorreram por informações que não 'batiam' entre si nos sistemas dos bancos, justificou.

"O mais importante nesse período inicial do programa do Pix é ter certeza que a máquina de liquidação, ou seja, a central de liquidação não tem nenhum problema , não tem nenhuma instabilidade, isso não aconteceu em nenhum momento ontem", disse.

Inflação

O presidente do BC voltou a afirmar que há tranquilidade da autoridade monetária em relação à inflação . "O Banco Central está olhando, está monitorando e entendemos que grande parte do movimento recente é temporal", disse ele.

Segundo Campos Neto, medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 geraram 'picos de consumo', mas a inflação tem vindo dos alimentos. Ele avaliou também que uma parte da inflação está ligada à alta do câmbio, que impacta nos preços dos importados.

O presidente do Banco Central apontou que "realmente" existe um aumento do prêmio de risco nos títulos públicos. Ele também fala que a ação conjunta do BC com o Tesouro - implementada recentemente - foi importante para tratar com o elemento técnico, mas afirmou que é necessário voltar a ter disciplina fiscal para que os preços se estabilizem.

Melhora na crise

Campos Neto afirmou que, entre os mercados emergentes, o Brasil foi o que menos caiu e o que mais recuperou. Ele também apontou que as projeções para a economia do país têm melhorado, mesmo que a estimativa para 2021 não tenha tido melhora.

"A gente tem um terceiro trimestre que vai ser muito importante para determinar a velocidade dessa revisão. A gente teve IBC-BR recentemente e se o numero do terceiro trimestre confirmar algo perto de 9%, a gente vai ter algumas revisões para melhora em 2020, e coloca um carregamento para 2021 melhor, entre 2,7% e 3% o que deve melhorar as previsões para 2021", afirmou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!