Em seu primeiro dia de funcionamento , o Pix , nova modalidade de pagamentos criada pelo Banco Central , registrou 1.005.028 de transações, movimentando um total de R$ 777,3 milhões. Em, cada transação feita movimentou R$ 773,43.
Esses dados são do balanço feito pelo Banco Central (BC) com todas as operações realizadas pela ferramenta até as 18h desta segunda-feira (16). É importante lembrar que o Pix funciona 24 horas por dia, todos os dias.
Segundo o BC, algumas falhas ocorreram nos pagamentos , como, por exemplo, a demora além do esperado para que a quantia transferida fosse creditada na conta de destino.
“Os incidentes identificados com as instituições financeiras e de pagamentos ocorreram principalmente nas primeiras horas de operação e foram acompanhados de perto pelo Banco Central, tendo sido solucionados rapidamente”, disse o banco em nota.
Até o momento do levantamento, um total de 73,1 milhões de chaves foram cadastradas, segundo o BC. O cadastro das chaves deve ser feito junto aos bancos e às instituições financeiras que permitem o uso no sistema . Uma mesma pessoa pode cadastrar mais de uma chave, em instituições diferentes.
Ainda segundo os dados do BC, 734 instituições já foram autorizadas a operar com a ferramenta , incluindo os bancos comerciais, cooperativas de crédito e instituições de pagamento, caso de muitas fintechs.