Os bancos estão em uma verdadeira cruzada para atrair clientes e não clientes a cadastrarem suas chaves Pix . Sorteio de prêmios de até R$ 1 milhão, isenção de tarifas para empresas, anuidade de cartão de crédito gratuita são as "iscas" para fisgar o consumidor. A lógica é simples: quanto mais gente cadastrada com as melhores chaves (CPF, e-mail ou número de celular), maior o número de transações.
Por enquanto, as instituições financeiras estão isentando as companhias das tarifas, mas isso será por tempo limitado. Empresas e até pessoas físicas devem ser cobradas quando forem lançadas novas funcionalidades do Pix , como o saque de dinheiro em lojas, previsto para 2021. Os bancos ainda não definiram as tarifas.
No primeiro dia de operação do novo sistema do Banco Central (BC), foram mais de um milhão de transações, com valor médio de R$ 773, totalizando R$ 777,3 milhões .
Em busca de atrair os clientes, os bancos já pensam nas tarifas que serão cobradas e aproveitam esse momento de total gratuidade. No Itaú Unibanco , por exemplo, empresas que cadastrarem seu CNPJ como chave Pix em novembro serão isentas de tarifas nos três primeiros meses, desde que tenham faturamento anual máximo de R$ 30 milhões. O limite é de 200 transações gratuitas no período.
Os clientes da Rede, empresa de maquininhas do Itaú, terão seis meses de isenção de tarifas nas vendas com o Pix.
A estratégia do Banco do Brasil em busca de atração será sortear até R$ 700 mil, divididos em 237 prêmios. Serão 24 sorteios de R$ 5 mil, três de R$ 50 mil e um de R$ 100 mil. Cada chave Pix dará direito a números para concorrer aos sorteios, e também haverá isenção de tarifas por três meses para os clientes pessoa jurídica.
No Santander , por sua vez, cadastrados com CPF e celular no Pix ganharão dez dias sem juros por mês no cheque especial. O benefício será suspenso se o cliente transferir os dados para outra instituição financeira. O banco também sorteará dois prêmios de R$ 1 milhão, um para pessoa jurídica e outro para pessoa física.
Além dos sorteios, a isenção temporária de tarifas e outras formas alternativas de atrair clientes, os bancos usaram da publicidade para chamar a atenção ao Pix. O Santander usou a atriz Ana Paula Arósio no comercial, enquanto o campeão mundial de surfe Gabriel Medina foi garoto-propaganda do Bradesco.