desigualdade social são paulo
shutterstock
Brasil é o nono país mais desigual do mundo, segundo o IBGE

A desigualdade brasileira continua a ocupar os primeiros lugares no ranking mundial. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou nesta quinta-feira (12) que o país é o nono mais desigual do mundo, usando dados do Banco Mundial. O Brasil está pior inclusive que Botsuana. O mais desigual é a África do Sul, e a Bélgica é o mais igualitário.

O Índice de Gini, que mede a concentração de renda e quanto mais perto de um, pior a distribuição, ficou em 0,543 em 2019, pelos dados da Síntese dos Indicadores Sociais, uma leve queda em relação a 2018. Em 2012, esse mesmo índice era de 0,540. Com recuo, ele foi a 0,523 em 2015, mas a recessão entre 2015 e 2016 e a recuperação seguinte mais forte para a camada mais rica da população pioraram a distribuição de renda no Brasil.

Outra maneira de se olhar a desigualdade é quanto cada faixa de renda se apropria dos recursos totais. "Em uma primeira vista nos dados, chama atenção, mais uma vez, a pouca variação da estrutura da desigualdade brasileira refletida pela distribuição muito desigual dos rendimentos entre as pessoas ao longo dos anos", diz o texto da pesquisa.

Segundo a Síntese, os 10% mais pobres, "embora mantendo uma parcela em torno de 1% do total, perderam 17,5% de participação de 2012 a 2019". Entre os mais ricos, não houve alteração. Os 10% que têm mais renda continuam se apropriando da mesma parcela de recursos: em 2012, concentravam 43% da renda. Em 2019, 43,1%. No Sudeste e no Nordeste, houve até aumento dessa participação nesses anos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!