dinheiro, cédulas e moedas
shutterstock
Paulo Guedes anunciou que Brasil terá versão digital do Real

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou nesta quarta-feira (4) que o Brasil terá uma moeda digital lastreada em Real, o chamado Real Digital.

A confirmação foi feita durante um evento em comemoração às 100 milhões de Contas Poupança da Caixa Econômica Federal . N a ocasião, Guedes comemorou a aprovação da autonomia do Banco Central e falou sobre medidas adotadas e que serão implementadas, como o Real Digital .

"Nós temos finalmente o Banco Central autônomo, que é uma versão ligeiramente diferente, mas ainda assim com a principal missão, que é a preservação do poder de compra da moeda brasileira", disse.

O ministro aproveitou para comentar as iniciativas recentes do BC, como o  Pix e o OpenBank. Também nesse momento, ele confirmou que o Brasil terá uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC, na sigla em inglês):

"Com o Banco Central autônomo novamente, isso é algo extraordinário, também na dimensão digital. O Pix, OpenBank, as fintechs e a moeda digital. O Brasil terá a moeda digital. O Brasil está a frente de muitos países", celebrou.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, diz que o projeto do Real Digital deve ficar pronto em 2022, mas Guedes não comentou o prazo para esse lançamento, embora já tenha se antecipado e pedido apoio da Câmara para aprovar a matéria.

Em agosto deste ano, o BC anunciou a criação de um grupo de trabalho para estudar os impactos da emissão do Real Digital e destacou que a novidade pode aprimorar o modelo atual das transações comerciais entre pessoas e entre países.

Além disso, a instituição destacou que as CBDCs (moedas digitais) não funcionam como o Bitcoin, por exemplo, já que elas são " endossadas pelos bancos centrais".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!