Número de clientes despencou 7% entre julho e setembro. Apesar da queda, a rede de academias inaugurou 15 unidades no período
Reprodução Twitter / Smart Fit
Número de clientes despencou 7% entre julho e setembro. Apesar da queda, a rede de academias inaugurou 15 unidades no período

Em meio à pandemia, a  Smart Fit têm registrado queda na sua carteira de clientes. Entre julho e setembro deste ano, a rede de academias amargou perda de 198 mil alunos.


Em comunicado a acionistas no último dia 7, o grupo informou que tinha 2,49 milhões de alunos cadastrados em 30 de setembro, queda de 7% em relação ao número registrado em 30 de junho, de 2,69 milhões.

Os números englobam unidades próprias e franqueadas das três marcas do grupo, que incluem a Smart Fit, Bio Ritmo e O2. Em julho, 48 mil alunos deixaram a rede. Em agosto, foram 72 mil clientes a menos. No mês de setembro, o tombo foi ainda maior: 78 mil alunos se desvincularam da rede.

Com maior número de unidades do grupo, as academias da marca Smart Fit foram as que mais registraram queda. Eram 2.637.000 alunos até o dia 30 de junho e, agora, são 2.446.000, desde o último registro apresentado, que considera os clientes até o dia 30 de setembro.

A reabertura gradual das academias a partir da flexibilização das atividades acompanhou o crescimento de usuários ativos nas unidades do grupo. Em julho, 402 das 850 unidades do grupo estavam abertas, com a presença de 47,8% dos alunos.

Você viu?

Em setembro, apesar da queda no número de alunos, o grupo inaugurou 15 unidades, e a participação de alunos subiu para 88,3% em relação ao total de alunos contabilizados no mês.

“A abertura das unidades está em linha com a recomendação dos órgãos públicos locais onde a Companhia opera em relação ao coronavírus, que evoluem de acordo com a situação da pandemia em cada momento. No mês de setembro, destacamos a reabertura das academias na Cidade do México, e das academias nas principais cidades na Colômbia, incluindo Bogotá e Medellin”, afirmou o diretor de relações com investidores, Afonso Sugiyama, no comunicado.

Ao todo, o grupo da Smart Fit possui 865 academias, sendo 511 no Brasil, 176 no México e outras 178 unidades espalhadas em outros dez países da América Latina.

*Estagiária, sob supervisão de Danielle Nogueira

Resposta da Smart Fit

Em nota, a rede de academias Smart Fit enviou outros números, que mostram "superávit", "estabilidade" e "expansão/crescimento". Confira os dados na íntegra:

Superávit: considerando todo o Grupo, com a criação e aquisição de produtos digitais, como o Queima Diária, houve a entrada de 315 mil alunos novos, ou seja, um ganho de 117 mil alunos (se usarmos o número de alunos que saíram de julho a setembro, 198 mil);

Estabilidade: em setembro de 2019, a Smart Fit tinha 2.520.000. Em setembro de 2020, um total de 2.497.000, o que representa uma diferença de menos de 1% no número de alunos, ou seja, estabilidade;

Expansão/Crescimento: de abril até agora, foram abertas 30 unidades. Só no mês de setembro, foram 15 novas academias inauguradas. Isso mostra a confiança do grupo na economia e no mercado, já que o plano de expansão está em andamento, com previsão de novas unidades no Brasil e em outros países da América Latina nos próximos meses.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários