Smart Fit é investigada por dificultar cancelamento de contratos
Reprodução Twitter / Smart Fit
Smart Fit é investigada por dificultar cancelamento de contratos

Durante a pandemia do Covid-19, com as portas fechadas devido ao isolamento social, a rede de academias  Smart Fit parou de debitar as mensalidades da conta de seus alunos, mas não suspendeu a cobrança de outras taxas, como a de manutenção.

Além disso, não disponibilizou canais virtuais para cancelamento de matrícula e informou, em seu próprio site, que os interessados em encerrar o contrato deveriam comparecer às unidades pessoalmente, após o fim das medidas restritivas.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, então, denúncias através de sua ouvidoria, e resolveu instaurar, por meio da 2º Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, um inquérito civil a fim de apurar uma possível prática abusiva de violação de direitos difusos.

De acordo com a reclamante, a academia teria afirmado que os alunos que optassem pelo cancelamento da matrícula seriam submetidos ao pagamento de multa por quebra de fidelização, apesar do fechamento físico das unidades por conta do isolamento social.

Você viu?

Assim, o MPRJ iniciou o inquérito civil para apurar supostas práticas ilegais no dia 16 de junho, considerando que o Código de Defesa do Consumidor estabelece como direito básico do consumidor a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços.

A Smart Fit tem até quinta-feira para se manifestar com relação aos fatos e esclarecer se as alegações procedem, apresentando à justiça documentos que comprovem que a academia não se utiliza de tais práticas.

Procurada pela reportagem, a empresa disse que desde sua fundação, a política de cancelamentos é presencial e que isso jamais mudou.

No entanto, às vésperas da reabertura de lojas em algumas cidades, depois de alguns clientes manifestarem receio em comparecer para realizar o cancelamento, a Smart Fit abriu um canal no site para que o consumidor possa congelar seu plano, por meio do Espaço do Aluno, sem qualquer cobrança. Mas, caso queira mesmo cancelar seu contrato, deverá comparecer pessoalmente à loja.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!