Meses antes de realizar o casamento, 50 casais descobriram que a empresa contratada para realizar o tão sonhado evento abriu falência, e que os casamentos não serão realizados. As vítimas dizem que caíram em um golpe ao contratarem a empresa que fica localizada em Santos, no litoral de São Paulo. A dona da empresa afirma que irá entrar em contato com os clientes para resolver o problema.
Segundo apuração do G1, as vítimas relatam que a empresa Lírio Eventos oferecia o serviço de buffet, aluguel do espaço, decoração da festa e até DJ. Os valores iam de R$ 11 mil a R$ 22 mil e os noivos
tinham a opção de pagar à vista ou em prestações, por meio do cartão de crédito ou cheques.
Foi o caso de Rebeca da Silva Medeiros, recepcionista, 22 anos, que pagou 50% do valor contratado em oito cheques. Ela e o noivo, Anderson Monteiro Lima, 24 anos, encontraram a empresa por um anúncio nas redes sociais, e logo marcaram um encontro. No local, eles fecharam o contrato no valor de R$ 21.600, que incluía o serviço de buffet, decoração, o aluguel do espaço para o evento e DJ.
Em entrevista para o G1, ela conta que “começamos a pagar em janeiro, mas desde que a contratamos, ela [proprietária] nunca nos levou na casa para conhecer. Marcava comigo e no mesmo dia cancelava. Falava que estava alugada”. Mas Rebeca ficou sabendo, por outro fornecedor, que a casa estava disponível para visita. Segundo ela, a partir desse dia o tom da conversa mudou.
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“Aí, ela começou a revelar quem ela era. Mandou muitos áudios, sendo grossa e falando para procurar outro fornecedor, porque ela não ia fazer o meu casamento . Perguntei como ia ficar a questão da devolução dos valores, porque foi ela quem rompeu o contrato. Então, ela me disse que, por causa da pandemia, tanto fazia quem havia cancelado, e que não sabia quando me pagaria, mas que ia se esforçar”, conta.
Segundo conta a noiva , depois disso, a proprietária informou que teria até um ano, depois da pandemia, para devolver o valor pago. “Descobrimos o contato de outras noivas, que no passado já foram vítimas dela. Descobrimos pelos fornecedores da Baixada Santista que eles já haviam sido orientados que ela vinha praticando golpes. Foi golpe . Durante a pandemia ela fez contratos com outros noivos. Já quebra o argumento que ela não estava firmando novos contratos e que quebrou na pandemia”.
Com a pesquisa, Rebeca descobriu um grupo com outros 50 casais que passaram por situações parecidas. Deste número, dez registraram queixa de estelionato.
Outro caso
Outra vítima , a advogada Sarah Lizandra Santana, de 26 anos, moradora de Guarujá, também diz que caiu em um golpe. Ela relatou para o G1 que contratou os serviços da empresa para seu casamento por R$ 13.500, com casa, decoração e buffet. O evento estava agendado para janeiro de 2021 e foi confirmado pela dona por meio de uma conversa com o assessor da noiva.
Quando o assessor perguntou à proprietária se o aluguel da casa estava fechado para o casamento, ela respondeu: “não entendi a sua pergunta. O evento irei realizar em janeiro e estamos em setembro. Fique tranquilo que honro meus compromissos”. Na última semana, a advogada soube, por meio das redes sociais, que outro casal havia recebido uma notificação extrajudicial de que o casamento estava cancelado .
“Foi quando eu vi que ela sumiu e não estava mais respondendo no WhatsApp, e trocou a foto dela por uma decoração de casamento”. A noiva afirma que, neste momento, o sentimento é de desespero. “A situação que a gente se encontra é desesperadora. Se ela sabia [que não haveria a cerimônia], por que, no dia 29 de setembro, falou que eu podia dar continuidade no meu casamento?”, conta.
O que diz a empresa
A Lírio Evento afirma, em nota, que não deixou de cumprir nenhuma festa em 20 anos de atuação, e que encerrou as atividades devido à pandemia . A empresa também afirma que está enviando um comunicado extrajudicial para os clientes que tinham festas programadas nos próximos meses. Além disso, alega que no início do ano que vem buscará recursos para viabilizar os acordos, sem prejudicar qualquer casamento. A Lírio ainda destaca que a proprietária não fugiu e que não praticou golpe contra os clientes.