Orçamento também foi tema do café da manhã; financiamento do novo Bolsa Família ainda é incerto
Marcos Corrêa/PR
Orçamento também foi tema do café da manhã; financiamento do novo Bolsa Família ainda é incerto

O presidente Jair Bolsonaro reuniu nesta segunda-feira (5), para o café da manhã, no Palácio do Alvorada, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para discutir o Orçamento e o Renda Cidadã, programa social que irá substituir o Bolsa Família. O  ministro da Economia, Paulo Guedes, não participou do encontro.


Participaram também os ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), além do senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator do Orçamento de 2021, do Renda Cidadã, e da proposta de emenda à Constituição chamada da PEC emergencial, que prevê o corte de despesas.

Após o café, a assessoria de Guedes informou que ele se reunirá com o senador Bittar na manhã desta segunda.

Você viu?

Bittar chegou a anunciar que o Renda Cidadã seria financiado com recursos do Fundeb (fundo para educação básica) e de precatórios (dívidas do governo reconhecidas pela Justiça). A reação do mercado fez o governo recuar, e busca alternativas para bancar o programa social.

Na semana passada, quando ficou claro que o uso de precatórios e do Fundeb foram descartados, parlamentares começaram a se articular para buscar uma solução própria para o Renda Cidadã. Na quarta-feira, Bittar se reuniu com Maia, em busca de apoio para o desenho do programa social. Ele também conversou com assessores presidenciais e integrantes do MDB.

Na última sexta-feira (2), o programa também motivou uma discussão entre Marinho e Guedes. O ministro do Desenvolvimento Regional, em conversa vazada com analistas de uma corretora de investimentos, teria dito que a ideia de financiar o Renda Cidadã com precatórios seria de Guedes e feito críticas ao colega. Guedes afirmou que, se fosse verdade, as declarações mostravam que Marinho é “despreparado, desleal e fura-teto”.

Na semana, Guedes também trocou farpas publicamente com Maia. Interlocutores dos dois  marcaram um jantar para esta segunda-feira (5), numa tentativa de selar a paz.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!